Quando olhamos uma árvore não vemos suas raízes, mas sem elas, nem o menor arbusto fica de pé...
Pare e Pense!
O que chama mais a sua atenção? Uma árvore com belos frutos no tempo de colher ou uma árvore antiga com fortes raízes arraigadas no solo?
Se formos bem sinceros escolheremos a primeira opção, os frutos trazem beleza, admiração, colocam em destaque, e isso nos enche os olhos.
Esse princípio vem sendo cada dia mais aplicado a nossa vida cristã. Mas antes de pensar nos frutos é importante nos preocupar com nossas raízes. Antes de tudo é fundamental aprofundarmos as raízes no solo fértil que é a Palavra do Senhor.
Para frutificarmos precisamos de fortes raízes para sustentar esses frutos.
Comparando nossa vida espiritual a uma árvore, os frutos pesam os galhos, tiram a estabilidade da árvore. Quando nossa árvore espiritual dá muitos frutos, ficamos na linha de frente dos fortes ventos da adversidade, o que nos torna também mais cobiçados pelo inimigo.
Na igreja os crentes que mais "enchem os olhos", são aqueles que estão sempre bem aparentes: Cantores, bailarinos, pregadores...
Muitos dizem que esses são ministérios mais visados por satanás, mais na verdade o que faz esses irmãos tropeçarem e caírem se chama "ego".
Devemos lembrar que Deus está atento aos corações, que Ele não vê como vemos, para Ele nossos galhos podem estar pesados de frutos, que ainda assim não irá encher seus olhos, Ele vai mais fundo, vai sondar nossas raízes, verá se temos estrutura para sustentarmos esses frutos, ou se o papel dos frutos é apenas ostentação...Como nas árvores montadas para o Natal.
Amado, se você começar a pensar somente nos frutos, sem estar devidamente estruturado na rocha que é Jesus, os frutos irão pesar seus galhos, e assim quando os ventos da adversidade soprarem você irá pender para um lado e para outro e até mesmo cair.
Todavia, se ao contrário você estiver firme, com raízes profundas que o alimentam da mais pura seiva, os ventos podem até derrubar seus frutos, arrancar suas folhas, quebrar os galhos...
Mas você irá continuar de pé e firme, pois para o seu Criador você é mais importante que qualquer ministério.
Frutifique! Mas não se esqueça de a cada dia aprofundar suas raízes.
:: Por Jaqueline de Oliveira Souza
Igreja Batista Aliança – Vila Velha- ES