Ministrando a Palavra: Pr. Ailton Pessanha
Base Bíblica: I Samuel 17.23-31
23 Enquanto Davi estava falando com eles, Golias avançou e desafiou os israelitas, como já havia feito antes. E Davi escutou.
24 Quando os israelitas viram Golias, fugiram apavorados.
25 Eles diziam:— Olhem para ele! Escutem o seu desafio! Quem matar esse filisteu receberá uma grande recompensa: o rei lhe dará muitas riquezas, lhe dará sua filha em casamento, e a família do seu pai nunca mais vai ter de pagar nenhum imposto.
26 Então Davi perguntou aos soldados que estavam perto dele:— O que ganhará o homem que matar esse filisteu e livrar Israel desta vergonha? Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo?
27 Aí eles lhe contaram o que ganharia quem matasse Golias.
28 Eliabe, o irmão mais velho de Davi, ouviu-o conversando com os soldados. Então ficou zangado e disse:— O que é que você está fazendo aqui? Quem é que está tomando conta das suas ovelhas no deserto? Seu convencido! Você veio aqui só para ver a batalha!
29 — O que foi que eu fiz agora? — perguntou Davi. — Será que não posso nem fazer uma pergunta?
30 Então Davi fez a mesma pergunta a outro soldado. E ouviu a mesma resposta.
31 Alguns soldados ouviram o que Davi tinha dito e contaram a Saul. Então ele mandou chamar Davi.
Davi enfrentou o gigante Golias, porém ele não foi o único gigante. Davi enfrentou muitos gigantes durante a jornada. E nós como Davi, também enfrentamos gigantes. Talvez os nossos gigantes, se resume a alguém, um comportamento inadequado, um vicio, ou artimanhas do inimigo de nossas almas... Quantos pensamentos vêm à nossa mente, e tentam aniquilar a nossa essência, e vai contra tudo aquilo que acreditamos. A nossa mente é o que traz os comandos de nossa vida. E ali os medos são personificados, e tentam nos paralisar. O que tem nos dado medo??? Muitas vezes deixamos de tomar atitudes, pois o medo nos paralisa. Davi nessa passagem tinha um gigante em pessoa, com nome Golias. O povo de Israel havia tido outras vitórias, porém ali aquele o povo estava inerte, com medo. O exército de Saul estava a posto, com os três filhos mais velhos de Jessé na batalha. Davi vai ao campo para levar alimento, é saber como estavam os seus irmãos. E ali a gente vê o transcorrer da história, ao amanhecer Davi chega, depois de percorrer os 23 km e depara com a cena relatada na narrativa. Golias afrontando o exército de Saul, e Davi ficou inconformado e indignado. Cerca de 80 afrontas, em torno de 40 dias, vindas desse gigante. Davi ao ouvir apenas uma vez não se conteve, e pronto se dispôs a fazer a diferença ... Temos tido medo, como o exército de Saul??? Temos fugido dos gigantes??? Que tamanho tem tido os nossos inimigos??? O nosso Deus nos dá coragem em qualquer situação. Davi soube que quem enfrentasse aquele gigante receberia uma recompensa. É assim somos nós, ao vencer com a ajuda de Deus, os nossos gigantes, recebemos de Deus as recompensas. O medo nos faz diminuir Deus em nossas vidas. Precisamos reconhecer o seu poderio sempre. A palavra de Deus é o que traz a nitidez diante das situações. O medo ofusca as soluções diante das situações conflitantes que passamos. Davi nesse narrativa não visualiza o seu tamanho tão pequeno diante daquele gigante enorme. Mas foca no poder de Deus, na capacidade de ajudar os seus, em situações impossíveis. Como Davi devemos enfrentar os nossos gigantes. Devemos ser ousados, pois o nosso Deus nos permite ser. Mesmo diante da ingratidão de seus irmãos, com palavras devastadoras, Davi manteve focado. Muitas vezes os gigantes são em nossa própria casa, e fica ainda mais difícil manter o foco. Mas é possível, com a força no Senhor. Deus nos levanta e traz a estrutura necessária que precisamos. E Deus quem traz união em nossas vida, na diferençando dos demais. O mundo na entende, mas sabemos que a nossa força, a nossa coragem vem do Senhor. Não fique inerte, apenas confie!