Base bíblica: Atos 16
De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Naquele instante todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram.
A alegria vem do Senhor
Paulo e Silas estavam presos, pela sua atitude, diante de uma mulher que possuía um espírito maligno. Esse espírito maligno adivinhava fatos através da vida mulher. É nesse episódio a mulher falava apenas a verdade, porém essa verdade distraia a atenção das pessoas que estavam sendo evangelizadas pelos servos de Deus. Paulo e Silas teve o discernimento de Deus, que quem operava era o maligno, e tomaram essa atitude, com autoridade vinda do Senhor, repreendeu todo aquele mal. Essa mulher foi liberta e parou de adivinhar e de dar lucro aos seus senhores. Esse fato causou uma atitude de punição aos servos de Deus pelo senhores daquela mulher. Paulo e Silas foram açoitados em praça pública e depois presos.
Vamos nos colocar no lugar dos servos de Deus naquela situação. Talvez ficaríamos tristes e frustados, porém vemos os servos de Deus alegres e adorando ao Senhor.
Tenho sentido essa alegria em todos os momentos, fazendo a obra do Senhor??? Paulo e Silas adoraram ao Senhor e ficaram gratos pela simples oportunidade de falar de Jesus.
A verdadeira adoração a Deus tem que existir em nossas vidas mesmo quando as situações não acontecem que forma que desejamos. Essa adoração trouxe um livramento na vida dos servos, não do jeito que eles talvez imaginassem, mas da forma de Deus. Deus havia traçado tudo, e planejando a salvação na vida do carcereiro, que ficou desesperado ao ver o sobrenatural de Deus. Deus fez tremer a estrutura daquela prisão, abrindo todas as portas e rebentando todas as correntes, como diz o versículo acima. Aquele carcereiro e toda sua família foram salvos, e se tornaram porta-voz do evangelho naquela cidade. Ao fazermos a obra do Senhor, nós colocamos a planejar e esperar um resultado causado pelas estratégias que lançamos. Mas nós esquecemos de consultar ao Senhor, pedindo a orientação que devemos tomar. Muitas das vezes o Senhor quer trazer o novo, uma forma diferente de semearmos na sua obra, e por estarmos tão ocupados, ficamos sem entender e acabamos não conseguindo produzir a colheita que o Mestre espera. Ser servo do Senhor, e estar com alegria fazendo a sua obra, mesmo quando não entendemos o caminho que Ele quer traçar. Busque no Senhor, o que Ele tem para sua vida para 2015, e mãos à obra, a colheita é grande, e é preciso semear para produzir. Se organize dentro das estratégias que Deus irá trazer, e verá o extraordinário que Ele fará. Que Deus te abençoe.
Artigo: Prª Lucineia Lessa
Janeiro de 2015