“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.” (Mateus 6.31-32)
Preocupar-se parece ser inevitável. O que podemos fazer é controlar o nível de preocupação que se instala em nós ao lidarmos com a vida. Somos seres que tentam prever, que do presente olham para o futuro procurando discernir o que virá. Isso é natural. Mas a preocupação pode tornar-se um desconforto se concluímos que o futuro é ameaçador ou divergente de nossas expectativas. Há algo que nossas preocupações revelam, e com considerável clareza: o nosso coração. Nossas preocupações revelam o que mais importa para nós e o tipo de perspectiva que orienta nossa visão da vida. Revelam nossas inseguranças e certezas. Revelam se já aprendemos a confiar em Deus ou se somos dominados pelas circunstâncias.
Como cristãos somos orientados a viver pela fé. É vivendo pela fé que poderemos lidar melhor com as preocupações. Ao falar de nossas preocupações Jesus nos orienta a repensar nossas prioridades. Desafia-nos a confiar na bondade e no cuidado do Pai. Para quem não crê no amor de Deus e não crê em Seu cuidado, é natural que as incertezas determinem as preocupações. Os primeiros ouvintes de Jesus tinham incertezas e todos as temos. Mas nosso problema são as prioridades que tantas vezes concentram-se nas coisas materiais: comer, beber e vestir-se. Jesus nos diz que devemos colocar o Reino de Deus em primeiro lugar (Mt 6.33) porque assim saberíamos lidar com as demais coisas e elas nos seriam acrescidas. Segundo Jesus, quando o Reino de Deus é prioridade em nossa vida, a preocupação não nos domina, pois descansaremos no cuidado de Deus.
As preocupações da vida são causa de sofrimento e desgaste prematuro. Elas nos impedem de desfrutar o presente, levando-nos a sofrer pelo futuro, que não sabemos como será. Jesus nos ensina que não precisamos saber como será o futuro para desfrutarmos de paz no presente. O que precisamos é de confiar no Deus que nos ama e sabe bem o que necessitamos. Ele pode suprir plenamente nossas necessidades. Nós mesmos não podemos garantir nada, mas Ele pode tudo! Mas não Deus sabe o que você precisa e pode concedê-lo a você. Nada é difícil para Ele. Mas o segredo da vida está em ver realizada a vontade dele e não a sua. Confie nas decisões que Deus toma a seu respeito. Busque em primeiro lugar o Reino de Deus. Quanto ao mais, não se preocupe. Ele sabe o que fazer, e fará!
ucs