quinta-feira, abril 23, 2015

O Legado!



Entenda como herança não diz respeito apenas a bens materiais, mas é tudo aquilo que uma geração passa a outra



Nos últimos três meses compartilhei com você algumas experiências e um pouco daquilo que a Palavra de Deus ensina sobre finanças. Espero que tenha sido proveitoso, que tenha levado você a refletir sobre a forma como lida com o dinheiro e despertado a vontade de se livrar das dívidas e de honrar ao Senhor com suas decisões financeiras.

Hoje quero reafirmar uma forte convicção: temos que ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro para que sejam melhores administradoras do que nós temos sido. Creio que os desafios que elas enfrentarão como Igreja serão maiores que os nossos. Invista em seu filho, seu sobrinho, seu neto.

Precisamos fazer escolhas certas, ter atitudes corretas, pois olhinhos atentos acompanham e provam cada uma de nossas ações. Durante algum tempo, um grande colégio de Belo Horizonte usou o seguinte slogan: “O melhor ensino é o exemplo”! É disso que estou falando: “exemplo”, esse mestre silencioso que costuma ser mais influente que as palavras.

Provérbios 22.6, diz que devemos ensinar a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. É impossível educar “no caminho” sem ser observado, sem que as nossa própria vida seja uma inspiração positiva ou negativa.

Tive um vizinho que trabalhava como motorista particular. Seus patrões eram um casal com duas filhas pequenas. “Bem-sucedidos”, os pais não tinham tempo para as meninas, trabalhavam muito, viajavam muito, haviam alcançado o estágio profissional que sempre desejaram. Tinham um “bom padrão de vida” e enchiam as filhas de presentes.

O motorista levava as meninas para a escola, para as aulas de ballet, para passear no parque e no shopping e também servia de companhia. Uma vez ele me disse que percebia a tristeza das meninas quando os pais estavam longe. Elas estudavam numa das melhores escolas da cidade, tinham uma vida “prá lá” de confortável, contudo, os pais não conseguiam dar o que elas mais queriam: eles mesmos.

Que tipo de mensagem esses pais passaram para suas filhas? A de que o dinheiro é a coisa mais importante da vida? Que o sucesso profissional deve vir antes da família? Que os bens materiais podem suprir a falta de amor? 

Domingo estive compartilhando a Palavra com alguns irmãos no bairro Buritis. Eles se reúnem quase no fim da avenida principal por onde eu não passava fazia muito tempo. O local é aconchegante, a recepção foi calorosa e a fé no Senhor está em seus corações.

Comentei da admiração em ver como o bairro se enchera de prédios, um crescimento espantoso com o qual certamente surgiram algumas dificuldades. Minha esposa e eu estivemos olhando imóveis numa região próxima há mais de vinte anos, época em que ouvimos falar que em alguns lugares o solo era arenoso.

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram  os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”. (Mateus 7.24-27.)

Disse-lhes que é através da Bíblia que conheceremos a vontade de Deus para as nossas finanças. Não devemos ser guiados pelos desejos e edificar nossas vidas sobre a areia. Precisamos de fundações profundas para que o dinheiro não se torne a principal meta de nossa existência. Devemos estar bem firmados na Rocha para que não sejamos escravizados pela ambição.

Lá conheci José Geraldo que é apaixonado por Helena de quem não para de falar. Ele a descreve em detalhes: a respiração, o cabelo, o rosto, os dedos das mãos. Disse que trocou uma posição profissional de destaque por uma vida mais simples e, sem as obrigações da paternidade, está aproveitando a sua segunda chance de amar, duplamente feliz pela filha e pela neta. Herança não diz respeito apenas a bens materiais, mas é tudo aquilo que uma geração passa a outra. Certa vez alguém disse que “o maior legado que alguém pode receber são valores sólidos para guiar sua vida”. Eu e você sabemos muito bem onde podemos encontrar esses valores.

Obrigado Jesus! Um forte abraço e que o Senhor te abençoe!

:: Pastor Célio Fernando. 
Fonte: Jornal Atos Hoje.
22/06/11 14:20