terça-feira, fevereiro 10, 2015

Campanha de Oração na Igreja do Relógio - Ministrando a Palavra: diaconisa Dilcea Lopes


Base Bíblica:
João 9
9Jesus e um cego 

1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:— Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?
3 Jesus respondeu:— Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele. 4 Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar. 5 Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.
6 Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego 7 e disse:— Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. (Este nome quer dizer “Aquele que Foi Enviado”.) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo. 8 Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam:— Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola?
9 — É! — diziam alguns.— Não, não é. Mas é parecido com ele! — afirmavam outros. Porém ele dizia:— Sou eu mesmo.
10 — Como é que agora você pode ver? — perguntaram.
11 Ele respondeu:— O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: “Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto.” Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo.
12 — Onde está esse homem? — perguntaram.— Não sei! — respondeu ele.

Quando passamos por problemas, para termos a benção de Deus, temos que reconhecer que precisamos da intervenção de Deus.
As vezes questionamos as situações problemáticas da vida, tentando achar onde pecamos, mas Jesus nessa passagem nos ensina que não não houve pecado para que aquele mendigo nascesse cego. Existem problemas em nossa vida, que não são nossos problemas, mas é a manifestação da glória de Deus. Pense nisso, o que Deus quer fazer através das situações que nos vem. Quando somos reflexo da Glória da de Deus, luz do mundo, sal da terra, é nos dado a responsabilidade de trabalhar na seara, temos que fazer pelo reino enquanto podemos, esse é o momento da igreja fazer a diferença nesse mundo.

Nesse milagre que é descrito nesse capítulo, podemos perceber o esforço desse cego, o quanto ele queria sua cura. Ele atravessou obstáculos para chegar a presença de Jesus, mas conseguiu está com o mestre. 

Quantas barreiras se apresentam diante de nós , quando precisamos está diante de Jesus?
Enfim quando chegou diante de Jesus, ele toma posse de sua benção, e obedece às orientações dadas por Jesus. O cego vai ao tanque de Siloé, e lava o seu rosto. Ao reconhecer o seu problema, que precisava de ajuda, e era possível o impossível de sua vida, através de Jesus, ele parte para ação. Nesse momento o cego larga sua posição de automiseração, para ir à luta. Jesus quer nos ensinar a enfrentar os nossos problemas, e saber que nem todos os problemas são causados por conta dos pecados de nossos pais e os nossos.
Em cada situação há uma aprendizagem, e saber o que Deus quer me ensinar depende da forma que vivenciamos eles.

Artigo:  Prª Lucineia Lessa 
Janeiro de 2015