Base Bíblica : 2 Reis 5
A cura de Naamã
Todos os dias batalhamos as nossas lutas, e não foi diferente na vida de Naamã. A história nos conta que esse poderoso general estava doente, doente de lepra, mas se valia de sua posição e permaneceu junto aos demais pela autoridade que estava sobre seus ombros. Mas aos tirar a sua armadura que representa seu poder, estava um homem com lepra, carente da provisão de Deus. A sua situação não era das melhores, mas Deus estava no controle de sua enfermidade.
Em sua casa havia uma menina israelita, que servia a casa de Naamã, e deixou ser instrumento de Deus. Essa menina que tinha todos os motivos do mundo para estar amargurada com a vida, não olhou para si, mas permitiu ser um usada por Deus.
Existem situações em nossas vidas que o dinheiro, poder, posição social não resolvem. Deus permite para que nós possamos entender que Ele está no controle de tudo em nossas vidas. O rei da Síria envia um pedido formal ao rei de Israel, junto com presentes, para que resolvesse o problema de Naamã. Porém Deus tinha traçado outra rota para abençoar esse general. E podemos observar que sempre há um aprendizado em tudo que Deus faz.
Ele não desperdiça oportunidades para nos ensinar. O Senhor quiz ensinar o princípio da obediência e humildade ao general Naamã. Ele questionou quanto à qualidade do rios de Israel e sua terra. Porém Deus coloca em nosso caminho pessoas que nos ajudam a caminhar nessa rota que Ele quer traçar. É nesse caso, os seus próprios subordinados o aconselharam, e ele refletiu e deu crédito. Se ele ignorasse esse conselho? Conosco acontece o mesmo, Deus usa todos ao nosso redor para nos abençoar, basta entendermos o agir de Deus. Naamã mergulhou sete vezes no rio que o profeta Elizeu determinou, e no último mergulho recebeu sua cura. Deus mais uma vez ensina mais um princípio, o da persistência.
Temos sido persistentes em nossas batalhas?
Temos avançado na rota que Ele traçado em nossas vidas?
O general Naamã, agora curado, vai ao profeta Elizeu agradecer e presentear o servo de Deus. Porem ele recusou o presente, nos ensinando que fazer a obra do Senhor, e fazer por amor ao nosso Deus, sem interesse nenhum.
Estamos dispostos a não esperar reconhecimento humano?
Deus sorri quando nós lançamos a fazer a sua vontade, realizar tudo aquilo que Ele projetou para nós. Viva para Deus, sempre é a melhor opção.
Artigo: Prª Lucineia Lessa
Janeiro de 2015