terça-feira, maio 15, 2018

O julgamento está chegando, isso está claro



"Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: Ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados. Eram altivas e cometeram práticas repugnantes diante de mim. Por isso eu me desfiz delas conforme você viu. (Ezequiel 16:49-50)

O pastor americano Billy Graham relembrou certa ocasião em que sua esposa Ruth, comentando a espiral descendente de moralidade nos EUA, disse: "Se Deus não punir a América, terá que pedir desculpas a Sodoma e Gomorra."

Sodoma já foi uma grande potência em sua época - uma Cidade-Estado, uma força dominante. Mas Deus a julgou. Ele identifica seus pecados em Jeremias 23:14: "E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: Eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra."

Cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal... Vivemos num tempo em que o certo é errado e o errado virou certo. Tudo está de cabeça para baixo.

Deus dá outra avaliação dos pecados de Sodoma no livro de Ezequiel: "Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: Ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados" (versículo 16:49).

Arrogância... Gula... Preguiça... Egoísmo... Pense na nossa nação e no senso de direito. Todo mundo espera se divertir. Lembro-me da famosa afirmação do satírico romano Juvenal enquanto falava de Roma e seu declínio: "As pessoas que antes concediam comandos, consulados, legiões e tudo mais, agora não se preocupam mais, e desejam ansiosamente por apenas duas coisas: pão e circo!"

Parece-me que é como as coisas estão hoje: "Divirtam-nos. Nós somos os protagonistas."

Acredito que a nossa nação tem duas escolhas: uma é o julgamento. A outra é o arrependimento que leve a um reavivamento. O julgamento está chegando, isso está claro. Mas minha oração é para que haja pelo menos mais um reavivamento antes que isso aconteça.

Devocional Diário