quarta-feira, dezembro 27, 2017

Você quer o Reino de Deus?


"Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14.33)

Este não é um verso muito simpático, daqueles que compõem as nossas Caixinhas de Promessas. Mas é também um verso do Evangelho. Ele é do tipo que fala de nossas responsabilidades. Há quem goste demais de versos como estes, que falam do desafio de seguir a Jesus. Eu temo diante deles. Mas não poderemos entender o Caminho de seguir a Cristo, nosso Mestre, que é tão cheio de graça, misericórdia e amor, se perdermos de vista nossas responsabilidades na jornada de fé. Não poderemos entender a graça à parte do dever, embora possam parecer realidades opostas. Todavia, não são! Neste capítulo de Lucas Jesus é abordado por alguns judeus que declaram: “Feliz aquele que comer no banquete do Reino de Deus” (v.15). E então Jesus conta uma parábola de um homem que preparou um grande banquete, mas os convidados, cheios de desculpas, recusaram o convite.

O que Jesus está dizendo é: vocês falam como se realmente quisessem o Reino de Deus, mas o quanto querem? Nos versos seguintes Jesus diz: se alguém decide construir uma torre, primeiro não calcula o custo para ver se pode terminá-la? (vv. 28-30) E se um rei for à guerra, primeiro não avalia as chances que tem de vitória? (vv. 31-32) E então declara que segui-lo também envolve um custo. Há um custo para minha vida e para a sua. Não é ele a condição para sermos recebidos por Cristo, pois Ele já pagou esse preço. Mas é o preço para que verdadeiramente conhecermos a Cristo, Sua graça e amor. Não sou eu quem deve lhe dizer às renuncias que deve fazer, mas você deve aprender a ouvir a voz de Deus ao seu coração e enfrentar o desafio de fazer as renuncias que abrirão seus olhos para o que Cristo tem para você.

Podemos e devemos apoiar uns aos outros, cuidar uns dos outros, admoestar uns aos outros, mas todos precisamos ser responsáveis com nossas próprias vidas como discípulos de Cristo. O que o Mestre está pedindo a mim neste momento de minha vida? O que Ele está pedindo a você, em seu momento de vida? Cada um de nós deve ser responsável e calcular o custo. Perceberemos o quanto somos fracos e isso nos ajudará a ser humildes. Perceberemos o quanto precisamos da ajuda de Deus e isso nos fará mais dependentes dele. Perceberemos que não há outro caminho senão o da Graça e estaremos sempre em temor diante do desafio de renunciar a tudo por amor ao nosso Mestre. Não são as regras que edificam uma vida ou uma igreja santa! É o amor de quem foi tão amado que sente-se encorajado a negar até a si mesmo por amor a Cristo!

ucs