segunda-feira, maio 15, 2017

Mensagem: As Dez Moças - Pastor Ailton Pessanha

Direção do Ministério de Jovens


Mateus 25

As dez moças

1 Jesus disse:— Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo. 2 Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. 3 As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. 4 As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas. 5 Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
6 — À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”
7 — Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. 8 Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Deem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”
9 — “De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”
10 — Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.
11 — Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”
12 — O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”
13 E Jesus terminou, dizendo:— Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

Tema: A volta de Jesus
Precisamos estar preparados para a volta de Jesus. Sabemos de alguns acontecimentos da vida de Jesus: nascimento, morte e ressurreição. Mas não sabemos o dia da volta de Jesus. Nessa passagem acima nos diz como será. Precisamos entende-la, para estarmos preparados para esse grande dia. Eram 10 moças virgens aguardando o noivo chegar. A virgindade nos remete a pureza, santidade e exclusividade para o noivo. É o que nosso Deus espera da igreja de hoje.

Não sabemos o dia exato da volta do noivo, da volta de Jesus. Mas sabemos que devemos estar preparados, com azeite suficiente. Uma lamparina só tem utilidade se tiver combustível, azeite. Na narrativa acima, percebemos que o noivo demorou, pois as dez virgens acabaram dormindo de tanto esperar. Nessa espera cinco virgens estavam preparadas , com azeite de reserva. E outras cinco já não tinham mais azeite. Como igreja do Senhor, a noiva de Cristo, devemos usar prudência nesses últimos dias. Devemos usar o nosso tempo com sabedoria, e investir no que realmente é importante. É estar abastecido de azeite, do Espírito Santo de Deus. Devemos buscar na fonte, que é o próprio Deus. Essa preparação deve ser cotidiana e pessoal.

A narrativa acima nos diz que noivo veio a meia noite. Que Hora!!! Observamos em toda a Bíblia vários relatos do agir de Deus a meia noite. Na Primeira Páscoa, o anjo da morte veio a meia noite, na prisão de Paulo e Silas, o anjo os libertou a meia noite. E a Bíblia nos fala que o noivo veio a meia noite. As moças estavam dormindo, porém cinco eram prudentes, com azeite suficiente. O azeite não pode ser emprestado. É igualmente acontece em nossa vida espiritual, onde o relacionamento de intimidade com Deus, é intransferível. A volta de Jesus será igual, onde os prudentes e preparados subiram no grande dia. Essa passagem nos alerta da constante preparação que deve ser rotina em nossa vida. Nos é oferecido sempre a oportunidade de sermos cristãos, pequenos Cristos. Aquele que faz a vontade do Pai, que anda como Jesus andou. E viver uma vida de integridade espiritual diante do nosso Deus. É um relacionamento que deve ser construído após aceitarmos Jesus como nosso Salvador, como noivo amado. E viver um amor inexplicável, que não nos condena, mas perdoa nossos pecados e os joga no mar do esquecimento.


Artigo: Pastora Lucinea Lessa - 13/04/2017