segunda-feira, agosto 14, 2017

Conversas difíceis com Deus


"Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados.” (Isaías 58.1)

Abrimos nossa semana, domingo passado, com este verso. Refletimos sobre o fato de que, em nossa vida como discípulos de Cristo, precisaremos ter conversas difíceis com Deus. Aquelas em que Ele falará sobre nossos pecados e maldades. Conversas nas quais nos conduzirá ao quebrantamento e arrependimento. A reconhecer nossos pecados e desvios. Conversas difíceis, mas que não precisam ser temidas e, na verdade, devem inclusive ser buscadas por nós. Um diálogo que nós devemos iniciar, a exemplo do salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139.23-24)

Se não tivermos conversas desse tipo com Deus correremos o risco de cair em algumas situações que nos manterão imaturos e inoperantes na fé, ainda que não enxerguemos isso, independente do quanto sejamos ativos na igreja. Uma delas é nossa acomodação e costume na prática de coisas que, por fim, nos farão mal (o pecado jamais produz algo bom!). Sem reconhecer nossos pecados teremos mais dificuldade em cultivar humildade e não cuidaremos de nos precaver para evitar o mal. Somos mais fortes quando temos consciência de nossos pontos fracos! Quando nos conhecemos melhor, quando admitimos nossos desvios, quando a enxergamos verdade sobre nós mesmos, somos mais saudáveis, podemos amadurecer e podemos receber verdadeiramente o auxilio de que precisamos. De pessoas e de Deus!

Nossas ilusões sobre quem somos nos enfraquecem e adoecem. É muito triste não enxergarmos a nós mesmos, e pecadores costumam não se enxergar. Esse é um dos efeitos colaterais de nossa condição. Precisamos do auxilio divino. Deus nos ama e o modo como caminha conosco em nossas fraquezas é terapêutico, é cheio de amor. Ainda que possa envolver desconforto e dor, é cheio de vida! Satanás quer nos manter ignorantes sobre nós mesmo para nos escravizar. O Espírito Santo quer nos mostrar quem somos para que sejamos livres! Não fuja das conversas difíceis com Deus. Busque-as. Quando foi a última vez que nos arrependemos e nos sentimos indignos diante de Deus? Ou será que não há nada a ser tratado em nossa vida?

ucs