Jz 7: 2 E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar os midianitas em sua mão, a fim de que Israel se não glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.
Quando temos a oportunidade de ler o livro dos Juízes de Israel nos deparamos com a história de Gideão e perguntamos: Por que Deus teve que tomar esta atitude em relação ao seu povo num momento em que estava tão assolado por seus inimigos? Muitas vezes não conseguimos entender quais são os propósitos Dele.
É muito fácil, hoje em dia, o homem achar que é capaz de fazer todas as coisas sem precisar da ajuda de Deus, naquele tempo não era diferente, apesar de toda luta travada, por Ele, pelo povo de Israel contra os midianitas, eles seriam capazes de pensar que os haviam vencido sem a intervenção divina, caso tivessem saído para batalha com aquele grande contingente. Visto isto Deus resolve mostrar ao povo que não seriam eles, mas Ele, que venceria os midianitas, daí a atitude do Senhor em mostrar que quando o Todo Poderoso está à frente não existe batalha perdida, mas sim todas são vencidas.
Existem alguns momentos, pelos quais passamos que chegamos a pensar que não teremos condições de alcançarmos vitória, mas quando olhamos para história de Gideão ficamos surpresos de como Deus tem as mais diversas formas de mostrar o seu poder.
No evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu João 15: 5 o próprio Deus na pessoa do seu Filho Amado Jesus nos afirma “que sem Ele nada podemos fazer”, sendo assim a melhor conclusão que podemos chegar é que quando contamos com a ajuda Dele em nossas lutas, batalhas, propósitos e projetos certamente sairemos vencedores, não importa o quanto o inimigo possa parecer superior, o que verdadeiramente importa é termos Deus a nosso favor.
Gideão partiu para luta com apenas trezentos soldados, porém o General Comandante era o próprio Deus, e por isso nada poderia dar errado.
Amados por mais difícil que pareça a sua batalha coloque Deus na frente e certamente você sairá vitorioso.
Amém!
Pr Israel Maia