O grupo terrorista Boko Haram divulgou neste domingo (14) um vídeo onde algumas das dezenas de meninas sequestradas em 2014 aparecem.
Cerca de 50 delas – das mais de 200 que continuam em cativeiro – aparecem vestidas com véus atrás de um militante do grupo extremista nigeriano.
O soldado terrorista que fala no vídeo diz que aceita trocar as estudantes pela libertação de combatentes do grupo que foram presos pelas autoridades da Nigéria.
Uma das garotas, identificada como Maida Yakubu, é entrevistada pelo soldado e diz que é natural de Chibok, a mesma cidade onde em abril de 2014 276 meninas foram sequestradas.
Algumas conseguiram fugir, mas a grande maioria, acredita-se que 219, continuam presas com os terroristas em um local não identificado pelo governo.
No vídeo, a jovem faz um apelo para que as autoridades aceitem soltar os militantes. “O que eu posso dizer aos nossos pais é que criem coragem. Falem com o governo para que nós possamos voltar para casa”, diz.
O Boko Haram tem aterrorizado a Nigéria nos últimos anos na tentativa de implantar a sharia. Por onde o grupo passa espalha terror e morte, tanto é que no vídeo aparecem alguns corpos no chão.
Quando não matam, eles sequestram (principalmente mulheres e crianças) que se tornam escravas sexuais ou são obrigadas a se casarem com os terroristas. Muitas das meninas de Chibok que foram sequestradas já tiveram filhos dos militantes e uma delas aparece no vídeo com um bebê no colo.