terça-feira, agosto 16, 2016

Culto de Ensino na Igreja do Relógio - Ministrando a Palavra: Pr. Lessa Júnior


Base bíblica: 2 Samuel 17
Tema: As adversidades que enfrentamos na vida.

45Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. 46Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão; e ferir-te-ei, e te tirarei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às bestas da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel. 47E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
48E sucedeu que, levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 49E Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
50Assim, Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão.
51Pelo que correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha; e o matou e lhe cortou com ela a cabeça; vendo, então, os filisteus que o seu campeão era morto, fugiram.

Que luta incrível!!! Um gigante contra um jovenzinho chamado Davi. Luta desleal, de um forte soldado e um pastor de ovelhas. Davi foi um dos melhores pastores de ovelhas que existiu. Certa vez aconteceu dois fatos interessantes. Davi matou um leão e um urso que apareceram para comerem suas ovelhas. Nesse momento Davi já tinha sido ungido rei, e mesmo assim não fugiu de suas obrigações, e as fez com excelência. Certo dia foi chamado pelo seu pai, com a missão de levar alimento para seus irmãos que estavam na guerra. Davi obediente, foi. Chegando ali foi admoestado por seus irmãos. 

Davi tinha o sonho de ser um guerreiro, porém era apenas um pastor. Deus abre uma oportunidade para de fato ele ser soldado. O desafio era grande... Porém ele não corre. Muitas vezes o Senhor coloca essas oportunidades em nossas vidas... Será que temos sido corajosos??? Davi com o seu alforge, cata pedras, que foram as suas munições, criadas por Deus. Em outra versão, fala de seixos, em vez de pedra. Na tradução NVI vai além, nos falando de pedras lisas. Essas pedras lisas foram escolhidas por se diferenciar das outras. Mas o que deixaram essas pedras tão lisinhas??? Por certo por causa de vários atritos e pancadas que foram dando uma forma tão lisa a essas pedrinhas. O mesmo acontece conosco, ao levarmos as pancadas da vida. É Deus nos remodelando para que sejamos imbatíveis nas batalhas desleais que a vida nos traz. Outros homens da Bíblia tiveram os seus momentos... Momentos de serem remodelados pelo nosso Deus. Daniel teve a postura de abster dos manjares do rei, para que não se apaixonasse pelo palácio e por toda a vida ali. Por não negar a fé, Deus livrou Daniel dos leões. Daniel obteve um alto cargo naquela nação, mas não abriu mão de sua fé. José também foi lapidado, e Deus o honrou, e o colocou como governador do Egito. Moises ao ser chamado retrucou com Deus. Apesar de ser tão manso, disse que não sabia falar. Deus em resposta colocou Arão ao seu lado e endureceu o coração de Faraó. 

Nos coloquemos diante do senhor, para que Ele venha nos lapidar da sua forma, e sejamos de fato úteis a sua obra. Fiquem na paz!

Artigo: Pastora Lucinea Silva Lessa
22 de julho de 2016