Texto Bíblico: Rute 1.1
Elimeleque e a sua família em Moabe
1 No tempo em que Israel era governado por juízes, houve uma grande fome naquele país. Por isso um homem de Belém, cidade da região de Judá, foi com a sua mulher e os seus dois filhos morar por algum tempo num país chamado Moabe. 2 O nome desse homem era Elimeleque, e o da sua mulher, Noemi. Os dois filhos se chamavam Malom e Quiliom. Essa família era de Efrata, um povoado que ficava perto de Belém de Judá. Eles foram para Moabe e ficaram morando ali.
No livro de Rute, não vemos escrito a palavra Deus, porém observamos a sua presença nem todo o enredo. A narrativa descreve a morte de Elimeleque, o patriarca da família, trazendo o luto sobre aquela casa. Nos tempos de hoje, vemos muitas situações difíceis em nossas famílias. Os avanços tecnológicos existentes estão presentes em quase todos os lares, que em alguns momentos traz um distanciamento da presença de Deus.
Será que é culpa de nossa geração? Não. Mas saber lidar com essas inovações é a questão. Pois temos que analisar a nossa vida espiritual e a preparação para a volta de Jesus.
Analisando o decorrer da passagem bíblica citada, observamos que após o luto entrar na casa de Noemi, os seus filhos casam com mulheres moabitas, Órfã e Rute. A vida continua, Noemi e seus dois filhos com suas duas noras. Dez anos decorre e a situação piora, pois o luto visita novamente a casa de Noemi, e seus dois filhos , Malom e Quiliom também morreram. E Noemi ficou só, sem os filhos e sem o marido (versículo 5). Noemi decide voltar a Belém, sua terra natal, pois o período de fome havia acabado. Ela chama suas noras e aconselha a voltar para sua parentela, com esperança de refazerem as suas vidas. Elas choram alto, segundo a bíblia. Havia ali um relacionamento familiar sadio, onde a cumplicidade estava presente. Noemi insiste e alega diversos fatos verdadeiros, para que suas noras pudessem se desprender e seguir a vida. Órfã, então decide voltar a sua parentela, mas Rute vai em outra direção e pronúncia uma das lindas afirmações de comprometimento que vemos na bíblia:
"16 Porém Rute respondeu:— Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. 17 Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que oSenhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!"
Noemi viu que Rute estava decidida a seguir com ela, e se cala. Rute nesse momento não conhece a lei judaica, a respeito de um resgatador. Rute toma a sua decisão baseado no período de convivência que teve com a família de seu marido, da presença de Deus naquele lar.
Noemi e Rute chega enfim em Belém. As pessoas não reconhece Noemi, pois está desgastada pelas lutas que está passando. Mas a notícia corre, e as pessoas ficam sabendo da história destas duas mulheres, e a bondade de Rute é comentada por todos. Pois todos ali sabiam do resgatador e possibilidade de Rute refazer a sua vida.
Rute vai trabalhar na fazenda de Boaz, e a sua história chega aos ouvidos de Boaz, que fica encantado pela sua fidelidade a sua sogra. Sabemos que o desfecho dessa linda história, e como Rute foi abençoada pela sua bondade, abençoando também Noemi.
Os planos de Deus nesta historia vai além dos planos de Rute, pois ela entra para a genealogia do Rei Davi, até chegar em Jesus no novo testamento.
Faça a melhor escolha, está ao lado de Jesus sempre nos conduz as vitórias. As vezes o caminho a trilhar não é mais fácil ou lógico, mas é o MELHOR.
Artigo: Pastora Lucinea Lessa
Foto: Arquivo da Umadeci