segunda-feira, março 17, 2014

COMUNICAÇÃO: necessidade urgente na Família!

Culto da Família

Ministrando a Palavra de Deus: Pr. Lessa Junior


Salmos 121
Canção de peregrinos.

1 Olho para os montes e pergunto: “De onde virá o meu socorro?”

2 O meu socorro vem doSenhor Deus, que fez o céu e a terra.

3 Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia.

4 O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila.

5 OSenhor guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo.

6 O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite.

7 OSenhor guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida.

8 Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.

Quando elevo meus olhos para o alto o Senhor já entende o que precisamos. Quando nascemos, os nossos pais se desdobram para saber o que o bebezinho quer. Mas com o passar do tempo, vemos no decorrer da nossa vida familiar, que as pessoas ao nosso redor não entende o que queremos. E com certeza vem frustrações que temos dificuldades de superar. Na bíblia conta a história de uma família que conseguiu viver os planos de Deus, enfrentando toda barreira que pudesse vim, através da comunicação. Essa família é a de Noé, que teve coragem de falar, mesmo sendo tão difícil expor toda a conversa que Deus tinha falado. 

Na falta de comunicação, cada membro da família vai em uma direção.
Precisamos nos dispor a:

1- Abrir a boca e falar.
Não e fácil falar de nossa vida, nossos problemas. A igreja está presente em nossa família para ajudar e apoiar. Falar também implicar em ser um bom ouvinte, ter paciência em apenas escutar com qualidade. Se não propormos em nossos corações falar e ouvir no conseguiremos.

2- Sacrificar alguns momentos de nossa vida.
Temos livre arbítrio em nossas escolhas. Escolhemos onde investir o nosso tempo. O dia continua com 24 horas, porém surgem na vida situações que tentam roubar o nosso tempo. Mas a decisão é nossa. Onde quero gastar o meus tempo?

3- Criar um ambiente de comunicação.
Existem momentos em família que deve ser preservado para comunhão e alegria. Na hora que iremos comer por exemplo, deve leve e gostoso. Não é hora para desentendimentos, para conversas delicadas, mas para festejar, pois assim será um momento que todos ficarão ansiosos para estar juntos. A bíblia fala que devemos nos alegrar com os que se alegram, e entristecer com os que estão tristes, família não é lugar apenas para consolo e apoio, mas é o lugar onde precisamos nos alegrar com as vitórias alcançadas. Precisamos repensar algumas atitudes em relação em nossa família, e pedir a Deus para nos ajudar a mudar hábitos. Por exemplo, ser carinhoso para algumas pessoas pode algo bem difícil, mas não impossível. Não importa a idade que você tenha, sempre cabe uma mudança. 

Você pode superar todas as dificuldades que a vida te trouxe. 
Na família de Noé, houve inúmeras superações. Foram 40 anos construindo a arca e relacionamentos. O caminho foi longo, porém a vitoria veio completa, e como a bíblia relata, todos entraram na arca e foram salvos.

Artigo: Pastora Lucineia Lessa
Lucinea Silva Lessa