Celebração dominicalMinistrando a Palavra: Evangelista Otoniel
Objetivo: conscientização missionária
Tema: Limitando a escolha de Deus
Êxodo 3.
10 Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.
11 Moisés perguntou a Deus:— Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel?
12 Deus respondeu:— Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.
Todos nos fomos chamados para falar de Jesus, conforme descrito no evangelho de Marcos. Como igreja, temos dado desculpas diante do Senhor para não atender o seu chamado.
No texto bíblico acima, temos a narração do chamado de Moisés, diante de uma sarça em fogo, que não consumia, Deus chama por Moisés. Foi o grande convite, o objetivo principal da vida de Moisés, o grande propósito que Deus havia criado Moises. Enfim chega o grande momento... O povo de Israel sofria... Não havia mais tempo para protelar com esta grande obra... Moisés, confronta Deus, na tentativa de fugir do seu chamado. Moisés pergunta a Deus: Quem sou eu??? Conforme verso 11. Porém Deus não abre mão de Moisés, e confirma a sua presença junto daquele desafio. Moisés se julga despreparado diante desse chamado, mas a paciência de Deus é infinita, e novamente fala a Moisés, que sinais sobrenaturais seguiriam seus passos. Apesar de toda formação intelectual que sabemos que Moisés possuía, ele novamente fala a Deus que não teria condição de se comunicar com Faraó. Deus continua dialogando com Moisés, e confirma que a capacidade que ele tanto precisa, viria dEle.
Deus também tem chamados em nossas vidas. Estamos dando desculpa para Deus?
Deus ao longo da história tem contado com homens e mulheres para cumprir os seus projetos. No decorrer de toda a história bíblica vemos chamados de grandes homens, para diversas obras. Cada um tem o seu chamado, e percebemos que o Senhor não conta com pessoas super habilidosas, mas capacita aqueles que Ele chama. Quão profundo são os planos de Deus, Ele vê capacidade em nós que nos mesmos não vemos. E alguns momentos Ele anda na contramão daquilo que julgamos que seria impossível. Chamar Moisés, um homicida, para libertar um grande povo. O Senhor não desiste de nós, nós é que desistimos dEle.
Quando deixamos ser usados por Deus, e nos preocupamos com as coisas do teu reino, Ele cuida das nossas. Vemos o profeta Isaias, respondendo o chamado de Deus: eis-me aqui. Mas quando o profeta Jeremias é chamado, ele dá desculpas, porém Deus não desiste, e confirma a sua presença na vida de Jeremias. Podemos ser conforme Isaias, que com fé e coragem aceita de imediato o chamado de Deus, ou faço como Jeremias e Moisés, enumerando diversas desculpas para que o Senhor desista de mim.
Todos nós somos chamados. A escolha é nossa: cruzar os braços ou deixar-me ser gasto na sua obra. Você pode hoje responder ao Senhor:
USA-ME
EIS AQUI A MINHA VIDA...
Artigo: Pastora Lucinea Lessa