quinta-feira, dezembro 06, 2012

Jejum – Consagração, não apenas abstinência



É bom relembrar alguns alertas e dicas para esse tempo tão precioso de jejum. Neste propósito, decidi escrever esta série de textos com alguns alertas e dicas. Estamos vivendo um tempo de consagração aqui na Igreja Batista da Lagoinha. Toda a igreja está inserida em um propósito de 40 dias de consagração e jejum. Durante esses 40 dias, vamos nos abster de 10 itens do nosso dia a dia.
O jejum não é uma disciplina cristã que deve ser praticada isoladamente. Uma vez que um dos principais propósitos do jejum é a consagração (separação), ele deve ser permeado com algumas práticas. Todas as vezes que vemos a prática do jejum nas Escrituras, há um complemento a ele, está sempre seguido de algo. Isso nos ensina que a abstinência por si só não cumpre o propósito. É como uma pessoa que deseja iniciar uma rotina de vida mais saudável. Não é necessário apenas se que ela se abstenha daquilo que é prejudicial, ela também precisa adquirir hábitos mais saudáveis. Consagração é esse tempo em que simultaneamente você se abstém de certas coisas e abraça outras que o levarão a conhecer mais o Senhor.
1. Leia a Bíblia
É na Bíblia que temos acesso à mente de Deus, toda a vontade de Deus para a sua vida está registrada na Bíblia, ela é a Palavra de Deus. Separe momentos para ler e meditar em textos bíblicos que falam a respeito do propósito do seu jejum. Esses momentos podem ser no período que você já está acostumado a ler a Bíblia, entretanto, seria muito mais proveitoso se você fizesse essa leitura além do seu período devocional diário. Muitas das respostas que buscamos de Deus já estão escritas na Bíblia. São nesses momentos de leitura e meditação na Palavra, que respostas, orientações, conselhos e direções chegam. Nosso entendimento, muitas vezes obscurecido pelas pressões e ansiedades da vida, é iluminado pela luz da Palavra de Deus. É bom buscar textos que você ainda não conhece, e melhor ainda é trazer à memória textos que o Espírito Santo já falou em algum momento ao seu coração.
A leitura da Bíblia também o ajudará a manter vivo em sua mente que este tempo de jejum não é uma dieta, mas um período de consagração para um propósito específico.
2. Ore
A oração é vital. Em períodos bíblicos de convocação ao jejum a oração está presente. Orar é ter relacionamento e intimidade com Deus. É um diálogo entre o Pai e seus filhos. É na oração que você pode mergulhar em Deus e, ao mesmo tempo, ser cheio dele. A consagração deve levar a uma intimidade maior com Deus. Assim como na leitura da Bíblia, reserve um tempo para orar pelo motivo do seu jejum além do seu tempo normal de oração.
3. Profetize
Filtre de forma ainda mais diligente durante esses dias as suas palavras. Em vez de ficar relatando a sua situação, em todo o tempo declare aquilo que você sabe que é a vontade de Deus. Em suas palavras há poder de vida ou morte, como está escrito no livro de provérbios. Muitas pessoas anulam sua consagração por meio de palavras que liberam. Declare a Palavra, pois declarar a Palavra de Deus é também profetizar. Profetizar é falar por inspiração divina. Não é nenhum “bicho de sete cabeças” nem uma coisa extremamente extraordinária como alguns insistem em afirmar.
Que este tempo de consagração o leve a viver cada dia mais íntimo do seu Pai Celestial. É um tempo de consagração, de se tornar mais sensível à voz do Espírito Santo e mergulhar na intimidade do Senhor.
Viva Cristo,
:: Pr. Leo Capochim