sábado, agosto 20, 2016

Celebração Noturna na Igreja do Relógio - Ministrando a Palavra: Pr. Lessa Júnior


Base Bíblica: Gênesis 12
Abrão no Egito 
10 Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito. 11 Quando ia chegando ao Egito, Abrão disse a Sarai, a sua mulher:— Escute! Você é uma mulher muito bonita, 12 e, quando os egípcios a virem, vão dizer: “Essa aí é a mulher dele.” Por isso me matarão e deixarão que você viva. 13 Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem.
14 Quando Abrão chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai, a sua mulher, era, de fato, muito bonita. 15 Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei.
16 Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. 17 Mas, por causa de Sarai, oSenhor Deus castigou o rei e a sua família com doenças horríveis. 18 Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou:— Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher? 19 Você disse que ela era sua irmã, e por isso eu casei com ela. Portanto, aqui está a sua mulher; saia daqui com ela!
20 Então o rei deu ordem, e os seus guardas levaram Abrão para fora do Egito, junto com a sua mulher e com todas as coisas que eram dele.

Esse é um triste relato do nosso pai na fé. Abraão demonstra um momento de fraqueza, e não confia totalmente no Senhor. Abraão e Isaque foi uma dupla de pai e filho que deu certo. Mas apesar de toda a fé que era pertinente a Abraão , ele fraquejou e por duas vezes comete o mesmo erro descrito acima. Isaque também cometeu o mesmo erro, apesar de não ter presenciado esses momentos. Isaque presenciou o sacrifício ao qual Deus pediu a Abraão em relação ao seu filho. Só Abraão e Isaque.. Que momento emocionante!!! 

Seguinte na história de Abraão, tem um fato que nos chama atenção. À saída de Abraão de sua terra, a qual não deveria levar ninguém. Porém sabemos que Abraão leva seus pais e seu primo Ló. Chegou um determinado momento que Abraão percebeu que não daria para ele e Ló permanecerem juntos. E Abraão permitiu que Ló escolhesse a terra que queria. Abraão não lutou, mais confiava em Deus. Igualmente Isaque quando furava seus poços. Quando viam pessoas para tomá-lo, Isaque simplesmente deixava e seguia em fé, para furar o próximo poço. 

Os exemplos de que temos acima, nos ensina que os nossos filhos absorvem muito do os pais são, voluntariamente ou não. Exemplos bons e ruins. Esses ensinamentos são como semente jogada em terra. Mesmo vindo o fogo, eles germinam ao cair a chuva. 
Essa confiança no Senhor deve permear na vida de todos os pais, mesmo diante de erros já cometidos. Abraão errou, porém não permaneceu no erro. Segamos com animo nessa tarefa tão sublime da parte de Deus. 

E nós como filhos devemos ser pacientes com os nossos pais. Esse relacionamento de pai e filho foi escolhido pelo Senhor. Não sabemos como serão os nossos filhos, pois é o próprio Deus quem decide. Confie no Senhor, pois o nosso Deus nunca erra, nos dando tudo sobre medida. Temos os pais que precisamos, e os filhos certos para nós. Procuremos entender a dinâmica desse relacionamento. As dificuldades, as limitações e até mesmo temperamentos tão diferentes. Ao sermos pais, somos confrontados pela vida. É muito do que somos torna-se aperfeiçoável. Apenas confie, e espere o que Deus irá fazer.

Artigo: Pastora Lucinea Silva Lessa
Postado em 14 de agosto de 2016