quinta-feira, dezembro 01, 2011

Você não pode escolher quanto tempo vai viver, mas pode escolher como vai viver os seus dias


"Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo espírito, alma e corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fi el, e fará isso." (1 Tessalonicenses 5.23-24)

Minha esposa e eu sempre nos preocupamos com a saúde do corpo. Por isso, por estarmos sempre estudando o assunto, acreditávamos que os cuidados que tínhamos em nossa casa, no que diz respeito à vida saudável, eram sufi cientes. Mas mesmo sendo médico, e ela formada em Educação Física, frequentemente ficávamos enfermos, estressados, cansados, com memória fraca e dores no corpo. Acabávamos frustrados quando nos deparávamos com as palavras de Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10.10.). Um dia, porém, o Senhor nos trouxe real entendimento de que Jesus veio para trazer vida em abundância no espírito, na alma e corpo e, como disse o profeta Oseias, “estávamos sendo destruídos por falta de conhecimento” (Os 4.16). Então, pedimos perdão ao Pai por aquilo que estávamos fazendo contra o templo do Espírito Santo (nosso corpo) e pedimos a restauração do padrão dele em nossas vidas para que pudéssemos cumprir integralmente seus propósitos. E isso incluía a questão do peso em excesso.

A verdade é que muitas vezes nos acostumamos a viver segundo o padrão deste mundo, impedindo a renovação da nossa mente e não experimentando a “boa, perfeita e agradável vontade de Deus” (Rm 12.2). Somos salvos, mas não experimentamos a vida abundante prometida pelo Senhor Jesus. Conformamos com uma vida medíocre (média) e colocamos a culpa em Deus ou nas nossas limitações por não conseguirmos viver todas as promessas contidas na Bíblia.

Mas, o que tem nos levado a essa condição?
Uma das situações que observamos é que temos alimentado nossa carne e não o nosso corpo. Precisamos entender essa diferença. No original grego, ‘carne’ como ‘natureza pecaminosa’ é a palavra  “sarx”; e “carne” como “corpo físico” é a palavra  “soma”. O templo do Espírito Santo mencionado em 1 Coríntios 6.19 é  “soma”: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós (...)”? Ou seja, o Espírito Santo habita em nosso corpo físico, por isso precisamos sim nos preocupar em cuidar muito bem dele! Já quando alimentamos a carne  “sarx”, praticamos a glutonaria. Em Gálatas 5.21 ela é descrita como uma das obras da carne que no grego é a mesma palavra usada para orgias. Assim, depositamos na satisfação desse desejo carnal por alimentos as nossas ansiedades, frustrações, medos, decepções e inseguranças. Pecamos por não lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade e também por ‘idolatrar’ a comida, pois ela passa a ocupar o lugar de Deus em nossas vidas. Olhe para todos os lados e verá sugestões à sua mão para solucionar situações cotidianas com "guloseimas".

Um alívio imediato para um filho que chora, uma pessoa cansada, desanimada, com dor, apressada, atrasada, estressada. Enfim, quer seja por um motivo ou outro, maus hábitos alimentares têm mantido cativos milhares e milhares de pessoas, cauterizando as mentes e destruindo o corpo. Acreditamos estar nos alimentando de forma responsável, mesmo experimentando diariamente as consequências de um estilo de vida que rouba a nossa saúde. Estudos mostram que podemos reduzir o risco de enfermidades fatais, simplesmente levando uma vida de hábitos saudáveis. Ou seja, muitos males do nosso século são fruto da nossa vida e alimentação desregradas e sem compromisso com a saúde. Por isso é fundamental conhecer o seu corpo e saber de que forma ele funciona, para que, se preciso for, você possa se arrepender por tantos malefícios até aqui e fazer as pazes com ele, numa atitude de decisão para transformação.

Nossa escolha alimentar não se baseia em legalismo, em alimentos puros ou impuros. Mas por uma questão de livre arbítrio. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; todas as coisas são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1 Co 6.2.) Podemos sim escolher comer o que nos traz saúde e não enfermidades. Renove sua mente e decida ter uma saúde integral no espírito, alma e corpo. Oro para que você cumpra integralmente os propósitos de Deus em sua vida.

:: Dr. Aldrin Marshall
Deseja mais informações a respeito desse tema? Entre em contato com o Dr. aldrin marshall, médico pediatra e idealizador do Curso metanoia (aplicado na estância Paraíso) que ajuda pessoas obesas e acima do peso a terem uma vida saudável por meio da transformação do pensamento - aldrin@metanoiasaude.com.br