Conversar com os filhos às vezes se torna sinônimo de divergências e conflitos e você sente dificuldades de se comunicar com eles?
Nossos filhos hoje vivem em um tempo diferente do que vivemos e suas conexões também são diferentes. Quebrar o silêncio com o seu filho é a sua responsabilidade.
Vou lhe dar três dicas para voltar a se comunicar de forma saudável com o seu adolescente:
Os adolescentes possuem anseios que precisam ser compreendidos pelos pais.
Respire, seja paciente nessa etapa da vida do seu filho, ele precisa saber que você o entende.
1. Respeite a cultura do seu filho
É preciso compreender que iniciar diálogos com críticas ou ofensas faz com que a comunicação entre vocês sofra um grande bloqueio. É necessário saber começar uma conversa com seu filho. Agressividade é um fator que afasta a ligação.
Jovens na adolescência podem ser inseguros, imaturos ou impulsivos demais e entender que esse comportamento é intrínseco e faz parte dessa fase, é fundamental para a retomada do diálogo entre você e seu filho adolescente.
2. Seja criativo
Somos ensinados que errar, tentar coisas novas e pensar diferente é errado e assim, nossa criatividade vai ficando de lado. Mas é indispensável possuir um instinto criativo na hora de lidar com seu filho adolescente.
Busque abordar assuntos, compartilhar histórias e ter uma conversa com ele de forma criativa e diferente.
Quebrar o silêncio procurando formas alternativas e variadas de instigar ao diálogo é um grande passo para iniciar uma relação mais próxima entre você e seu filho.
3. Provoque seu filho de forma saudável
Provocações na maioria das situações soam como uma atitude ruim, mas saber provocar de forma saudável pode ser o início de um novo ciclo na comunicação entre você e seu filho adolescente.
Desperte o interesse do seu filho de se comunicar, dê atenção aos seus assuntos e mostre originalidade para buscar em seu filho o fascínio em se abrir com você. Seja você mesmo na sua melhor versão e o conquiste.
Por Jhonatan Krupzack
Pastor, Professor, Palestrante, Coaching, Analista Comportamental, Trainer do Curso Pais para toda Vida e claro... Pai de 5 Filhos, sendo 3 Adolescentes.