terça-feira, setembro 05, 2017

Gente que estará no Reino dos céus


“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?” (Mateus 7.22)

Jesus afirmou que “nem todo que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos céus” (Mt 7.21). Ao ‘Senhor, Senhor’ pode seguir-se muita coisa e Jesus exemplificou com “profetizar” em nome dele, “expulsar demônios” e “realizar milagres”. São três exemplos muito fortes. Eram naquele tempo e ainda são hoje, pois indicam coisas extraordinárias. Coisas que, em princípio, demonstram certo “poder espiritual”. Afinal os apóstolos profetizaram, expulsaram demônios e realizaram milagres! Não é para qualquer um! Mas Jesus abre aqui a possibilidade de que pessoas que fazem isso sejam para Ele desconhecidas. A quem negará lugar em Seu reino. Se milagre não basta, imagine coisas menores!

Dirigir cultos, cantar na igreja, ser membro, participar da liderança ou mesmo ser pastor ou pastora! Nada disso é evidência por si só de que tal pessoa entrará no Reino de Cristo! Este alerta de Jesus é muito importante para nós que nos declaramos seus seguidores. Vinte e um séculos depois de Cristo, após tanta teologia e institucionalização da fé, há muito espaço para enganos. Especialmente entre gente que nasceu em ambiente religioso e aprendeu a crer que basta fazer parte dele e tudo bem. Que acredita ser herdeiro de uma fé (doutrina) mais bíblica que as demais! Tenhamos cuidado!

A vida dos verdadeiros discípulos de Jesus, a quem Ele dirá “entrem, a casa é de vocês”, oferece evidências diferentes. A raiz dessas evidências é o amor, a Deus e ao próximo. Alguns deles profetizam, outros expulsam demônios e há os que creem e buscam ou até realizem milagres. E há os que se distanciam de tudo isso. A marca de um cidadão do Reino não são essas coisas! A marca está no quanto amam, servem, confiam na graça e estão sendo transformados pela vontade de Deus. São pessoas que mudam o pequeno mundo que as rodeia por transmitirem a presença e o amor de Deus que as habita. Se Jesus nos alertou é porque podemos nos enganar. Tenhamos cuidado. Não com os outros. Conosco mesmos.

ucs