“E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28.20)
Não estamos sozinhos. Ou será que estamos? Bem, quando ao nosso Mestre, Ele jamais deixa de cumprir o que diz e Ele, sem dúvida, estará conosco sempre que estivermos na direção que Ele nos indicou. Ele não disse que estaria conosco na medida em que seguíssemos nossos próprios caminhos, lutássemos para viver segundo nossos próprios planos e vontade. Com nossas próprias prioridades e desconsiderando Seu chamado para nós! Ele nos deu uma missão como vimos ao longo da semana. Disse que devemos fazer discípulos, levar outros a segui-lo como nós o seguimos. Disse que devemos fazer isso na autoridade dele e vimos que tipo de autoridade é a dele! Vimos que isso não significa unicamente tornar-se um pastor, pastora, missionário ou missionária.
Cada cristão, em sua condição de vida e profissão, com os dons que tem e as oportunidades, deve viver em missão. O fundamental nessa vida em missão é quem somos por causa de Cristo. Mais do que ser portador de uma mensagem, implica em sermos exemplos do que significa a mensagem. A missão depende de vivermos em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não podemos estar em missão sem a escolha de obedecer a Cristo. A obra que devemos realizar nessa vida em missão dependerá da obra que Deus realiza em nós. Na media em que a obra dele em nós avança, avança nossa participação na missão, que não é nossa, é dele. Mas também é certo compreender que, é na medida em que nos comprometemos com a missão, que mais a obra de Deus se realiza em nós. É uma dinâmica que acontece nas duas direções! E Jesus estará conosco em todo esse processo. É assim que se vive como discípulo. Não existe discipulado sem missão!
A cada manhã devemos lembrar do nosso Mestre e da missão que nos deu. Devemos nos lembrar de que, se estivemos dispostos a obedecer, Ele estará conosco e nos conduzirá. Devemos nos perguntar: o que meu Mestre deseja realizar comigo hoje? E pedir que Ele o faça. Não devemos ser reféns de nossas percepções ou emoções. Às vezes poderá parecer que está dando tudo errado. Creia nos propósitos de Deus. Tudo estará sendo exatamente como deveria ser se estivermos seguindo o Mestre. Mas nada deve nos desanimar. A missão é de Deus, a obra é de Deus. “Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”, disse Jesus (Jo 15.5). E Ele nos transformará nesse processo. E nós, depois de termos feito tudo que nos era possível, devemos ter a humildade de reconhecer que fizemos pouco e ser gratos. Que Deus nos ajude a viver assim.
ucs