sexta-feira, julho 21, 2017

A Natureza da Igreja


“Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: ‘Não preciso de você!’ Nem a cabeça pode dizer aos pés: ‘Não preciso de vocês!’” (1 Coríntios 12.19-21)

É preciso que sejamos corpo. É necessário que sejamos membros uns dos outros. É necessário que aprendamos a reconhecer o valor e o lugar uns dos outros na igreja. É necessário que aprendamos a ocupar o nosso lugar na igreja, para servir. É necessário que sejamos influenciados por Deus para que sejamos uma benção uns para os outros. E tudo isso é desafiador para nós. Não se trata do quanto sejamos competentes, mas do quanto já nos convertemos a Cristo. Do quanto Ele já é, de fato, Senhor e Mestre, Salvador e Messias para nós. Do quanto já entendemos que nosso problema não é o outro, mas nós mesmos.

A igreja, fruto do Evangelho de Jesus, inspira-se na graça para existir como Corpo de Cristo. Ela é, por natureza, mais diversa comunidade entre todas as comunidades humanas. É essa a sua vocação, não há como ser diferente sem comprometermos sua natureza. Os critérios para se fazer parte dela são: perdão, graça e amor. Quando criamos critérios que conflitam com esses, corrompemos a igreja. O perdão nos é dado por Cristo. Ele pagou o preço. Somente o Espírito Santo sabe a verdade sobre nossos pecados, arrependimento e perdão. Ele é o juiz dessas questões e não eu ou você. O perdão que recebemos ressalta quão maravilhosa é a graça de Deus. Um verdadeiro encontro com ela nos torna mais humildes. O orgulho é uma contradição da graça. E algo tão maravilhoso como a graça anuncia-nos algo grandioso: o amor de Deus por nós. E o amor muda tudo!

Há pessoas que ficam na igreja e nela se esforçam movidos por culpa. Se não fazem algo, sentem-se culpadas. E se fazem, sentem-se merecedoras. Esse não é o caminho do amor. A igreja não pode ser um peso e se estivermos nela para ganhar algo, para que sejam merecedoras de algo, não estaremos nela. O caminho de fé que nos une a Cristo e uns aos outros, sob a liderança de Cristo, é de outra natureza. Sob Sua liderança vivenciaremos na igreja uma experiência de amor e não de culpa. Estaremos nela por sermos amados e em nenhum outro ambiente nos sentimos mais amados! Sob a liderança de Jesus nos esforçaremos por gratidão e por interesse. Por reconhecermos que já recebemos tudo e tanto que temos algo a dar, a fazer, a contribuir. A vocação da igreja é ter um ambiente assim. Muito diferente de tantos outros, não é mesmo? Será que é assim que tem sido conosco? Tem sido assim em nossa igreja? Tem sido assim para você?

ucs