“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8.31-32)
Permanecer firmes na palavra de Jesus nos faz seus discípulos, verdadeiramente seus discípulos. E na medida em que vivemos como discípulos de Jesus conhecemos a verdade e ela nos liberta! Jesus disse isso aos judeus que haviam crido nele. Eles acreditaram que Jesus era o Messias. Mas crer em Jesus iria colocar em questionamento muitas de suas crenças, hábitos e tradições.
Talvez estivessem prontos para colocar Jesus juntamente com tudo aquilo, mas o Mestre não poderia ser seguido dessa forma. Paulo compreendeu isso muito bem. Por essa razão ele rompeu com seu estilo farisaico e abraçou como anseio de vida conhecer a Cristo e ser encontrado nele, valendo-se não da justiça que procede da Lei, mas da que vem de Deus e se baseia na fé (Fl 3.8-9).
Normalmente começamos muito bem, crendo que Jesus é o Filho de Deus que morreu em nosso lugar, e que é por meio dele que somos salvos, perdoados, redimidos. Mas em algum momento nos desviamos de Cristo. Passamos, sutilmente e em nome de Cristo, a acreditar e praticar outra fé. Chamados para ser livres, nos escravizamos por abraçarmos uma vida artificial, criada na redoma da religiosidade, esterilizada do suor, das dúvidas, das quedas e fraquezas inegavelmente presentes na vida real. Esterilizada, não porque elimina essas coisas! Mas porque as nega, oculta ou disfarça. E então entramos num mundo de fantasias, em que nos distanciamos de pessoas, nos iludimos sobre nós e nos orgulhamos das aparências.
Permanecer firmes na palavra de Jesus é permanecer firmes na fé nele, em quem Ele é e no que Ele fez. É permanecer firmes na confiança exclusivamente na graça e no amor que nele recebemos. É gloriar-nos nele e jamais em nós mesmos. É olhar nosso irmão com amor, aceitá-lo em suas dificuldades. É lutar e servir sem que isso seja um projeto de autovalorização ou um caminho de auto exaltação. A palavra de Jesus é mais que apenas um de Seus ensinos, é Seu caráter demonstrado a nós. É sua identidade como Salvador, Filho de Deus e o próprio Deus. Permanecer firmes na palavra de Jesus é sermos exclusivamente firmados e dependentes dele. É não encolher-nos diante do juízo humano, mas firmemente entregar-nos à misericórdia divina. Em Cristo somos aperfeiçoados e aprendemos a amar. E em tudo isso somos libertos, somos livres. Verdadeira e definitivamente livres!
ucs