sábado, agosto 22, 2015

Culto de ensino - Ministrando a Palavra: Pr. Lessa Júnior

Ministrando a Palavra: Pr. Lessa Júnior

Base Bíblica: salmos 52

1Masquil de Davi para o cantor-mor, quando Doegue, o edomita, o anunciou a Saul e lhe disse: Davi veio à casa de Abimeleque Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus permanece continuamente.
2A tua língua intenta o mal, como uma navalha afiada, traçando enganos.
3Tu amas mais o mal do que o bem; e mais a mentira do que o falar conforme a retidão. (Selá)
4Amas todas as palavras devoradoras, ó língua fraudulenta.
5Também Deus te destruirá para sempre; arrebatar-te-á e arrancar-te-á da tua habitação; e desarraigar-te-á da terra dos viventes. (Selá)
6E os justos o verão, e temerão, e se rirão dele, dizendo:
7Eis aqui o homem que não pôs a Deus por sua fortaleza; antes, confiou na abundância das suas riquezas e se fortaleceu na sua maldade.
8Mas eu sou como a oliveira verde na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.
9Para sempre te louvarei, porque tu isso fizeste; e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos.

Passamos pela vida, e levamos pancadas. Gera em nossos corações um peso, que não é bom sentir, mas acontece. A palavra diz que somos tentados, mas não devemos ceder. Davi nos responde como devemos agir em meio a esses conflitos. No versículo 8, Davi afirma, que ele é como a oliveira verde. Na sua mente, ele se vê dessa forma. E em nossa mente deve conter decisões prévias à respeito de situações que viveremos. Vivemos os nossos limites, onde decidimos ser aquilo que propôs no coração. Voltando a Davi, que afirma que é como oliveira. A Oliveira é uma planta que:
# Constante, crescendo e produzindo em qualquer lugar, tanto no vale, como no monte; e em todo o tempo. Precisamos aprender servir a Deus, em qualquer tempo. A nossa vida deve produzir, pois assim as nossas raízes ficam mais profundas e firmes. Como é a nossa postura nas lutas? E nas bênçãos? Se produzimos e glorificamos nas lutas, então passaremos uma vida de lutas. Mas ao aprender produzir nos momentos de bênçãos, gozaremos de refrigério e momentos de paz. Precisamos reconhecer e identificar o dom que Deus nos deu. Não podemos fugir do nosso chamado, pois nos trará uma vida frustada e sem sentido. Fomos moldados pelo autor da vida, com o único propósito de servi-lo. Autocomiseração não deve fazer parte da vida do servo de Deus. Mas a glorificação deve está o tempo todo em nossa vida. O nosso crescimento deve ser vertical, indo a grandes alturas. Essa é a raiz que Deus quer que alcancemos, a que possibilita uma grande produção de frutos. Ao afirmamos sermos servos de Deus, experimentamos o conduzir Dele cotidianamente. E ele nos levará a caminhos novos, pois Ele nos chamou a novidade de vida. 
# Confiável, é ter a mesma reação em todo o tempo. A perseverança se faz constante. E gera em nossos corações esperança. A Oliveira é uma planta que pode durar mais 250 anos. Na palavra diz, que a bondade e a misericórdia do Senhor me seguirão todos os dias. A bondade e a misericórdia devem ser constante em nosso coração, são decisões do coração, que nos levará a vivermos por muito tempo na casa do Senhor. A vida cristã sempre está baseada em decisões. Faça a melhor escolha e viva na paz de Deus.

Pastora Lucinea Lessa