segunda-feira, junho 01, 2015

A única solução para a nossa luta

“Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!“ Rm 7.24-25


Quem entre nós não se identificou com a descrição que Paulo faz da luta que temos com o pecado? A pergunta do apóstolo (quem me livrará do corpo desta morte?), não é tanto uma questão teológica, mas uma expressão frustrada de quem se sente oprimido pela luta constante com a carne. Esta demanda refletia sua agonia pessoal, enquanto estava nas bordas da lei. Preste atenção na resposta. A solução para essa luta não é um programa, mas uma pessoa: Jesus Cristo! Isto contradiz toda a nossa formação, porque somos parte de um povo que construiu a sua existência em fazer.

Acreditamos que o nosso esforço e perseverança farão com que os obstáculos desapareçam. Em muitas esferas da vida ocorre exatamente assim. Contudo, o pecado não se resolve com nenhum programa, tampouco cede diante dos persistentes embates de disciplina. O pecado é uma realidade que não se pode vencer, seja pelo espírito religioso, seja por algum outro projeto.

Quem pode nos libertar? Cristo Jesus, nosso Senhor! Ele é a única solução para a nossa luta. Não vamos colocar a nossa esperança em um programa que envolve sete simples passos, ou num livro, ou em um curso. Quem pode nos livrar? Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor!


Referência para leitura: Romanos 7.7-25