terça-feira, março 17, 2015

Seja um abençoador


“Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis”
Rm 12.14

A vingança é um sentimento hostil que tem destruído milhões de pessoas, roubando-lhes a paz e azedando sua alma. O ódio é um veneno letal que ataca a mente, enfraquece o corpo, contamina a alma e destrói a vida. A mágoa é autofágica. Aquele que nutre ódio por alguém fere mais a si mesmo do que à pessoa desafeta. É como beber um copo de veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Ódio produz ódio e vingança desemboca em mais derramamento de sangue.

O único remédio para debelar esse mal é o perdão. O perdão é maior do que ódio. O perdão cura e restaura. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente, a alforria do coração. Retribuir o bem com o mal é descer ao fundo do poço da maldade. Retribuir o mal com o mal é perpetuar a desavença. Porém, retribuir o mal com o bem é libertar-se da mágoa e impactar a pessoa desafeta, ajuntando sobre sua cabeça brasas vivas.

A melhor maneira de lidar com um inimigo é fazer dele um amigo, e o único caminho para isso é abençoando aqueles que nos perseguem, abençoando-os e não os amaldiçoando. Quando reagimos de forma transcendental, pagando o mal com o bem, desarticulamos o processo da violência e criamos um ambiente favorável à paz. Onde predomina o perdão, o ódio recua e a paz reina. Seja um abençoador!

Referência para leitura: Mateus 5.38-42

Cada dia