A criança aprende a se comportar tanto em casa quanto em público por meio do amor, da educação, de exemplos e experiências. Ela precisa aprender que seu modo de agir é uma responsabilidade dela.
Uma criança sem limites pensa da seguinte forma: “estou brava por que você quer que eu pare de assistir a TV. Eu choro e tenho um acesso de raiva e tudo vai pelos ares”. Muitas vezes não é assim?
A criança com limites age diferente: “estou brava por que você quer que eu pare de assistir a TV”. Mas então pensa: “poderia ter um acesso de raiva, mas perderia muito mais do que apenas assistir a TV. É melhor obedecer, vou começar a fazer minha lição de casa, agora”.
Mostre a seu filho que você respeita os sentimentos dele, e que eles são válidos, mesmo que ele não esteja com a razão. Mostre a ele as consequências de seu comportamento, se este continuar sendo impróprio, e elogie quando ele conseguir se controlar melhor.
O autocontrole é uma das coisas que nos distinguem dos animais irracionais e é o que faz com que a criança assuma a responsabilidade por suas ações. A criança aprende que nem sempre pode controlar as suas emoções, mas pode controlar seu comportamento.
Valeu a dica?
Ulisses Spagiari
Ulisses Spagiari