Aniversário de 46 anos da AD Madureira em Itaperuna
Base da Bíblia: Lucas 4
18 “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos
Jesus nessa passagem estava com 30 anos, iniciando seu ministério. Jesus abre os escritos na sinagoga, e declara que a palavra lida de Isaias se cumpria naquele momento em sua vida. Jesus foi expulso de Nazaré, por causa de tal afirmação. Jesus ao meu entender, foi um líder que nasceu para não dar certo, porém a história nos conta o contrário. Falo de Jesus, homem, nascido de Maria.
Quem foi Jesus?
Filho de Maria, filha de Joaquim, que estava noiva de José, o carpinteiro, que morava também em Nazaré. Jose assinou um contrato de casamento, chamado Moá. Nesse intervalo da assinatura do contrato ao casamento, Maria recebe as boas novas do anjo Gabriel, anunciando a gravidez que geraria Jesus.
Que problemão!!!
Como foi a situação? Maria sai de casa, pois seus pais a mandaram. A penalidade no povo judeu, era matar Maria por apedrejamento. José tinha plenos direitos de fazer cumprir a penalidade. Porém, ele não a tocou, mas ficou confuso. Maria vai para casa de sua prima Isabel para encobrir a vergonha de seu pai. Nesse intervalo de tempo, o anjo também fala com José, seu noivo. E ele consegue então, entender os planos de Deus. José casa com Maria. E devido ao decreto de Cesar Augusto, José se vê obrigado colocar Maria no lombo de um burro, e anda 144 km. Ao chegar em Belém, Maria começa sentir as contrações do parto. José procura uma pousada, mas não encontra. Conseguiu apenas uma estrebaria para se abrigar. Jesus nasce nessa estrebaria, tendo José como parteiro, sendo acessorado pelo Espírito Santo. Que cenário!!! Desprovido de qualquer conforto... O filho de Deus...
A viagem não termina, José, Maria e o bebê Jesus segue para o Egito. Foram mais de 400 km de viagem, aproximadamente 6 dias, e tudo isso pelas montanhas, escondido das autoridades. Depois de um tempo, Jesus já com 9 a 10 anos, retorna com sua família, para Nazaré. Jesus foi ajudante de seu pai, não ouvia Deus falar, e levava uma vida normal, confirmando a palavra de Isaias que dizia homem experimentado no trabalho.
Aos 30 anos, Jesus foi batizado pelo seu primo João Batista. Que alegria!!! João diz: ___Esse é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Após o batismo, Jesus e levado ao deserto e fica cara a cara com o diabo.
O ministério de Jesus inicia, e seu primeiro milagre foi em um casamento.
Jesus tinha foco da sua missão. Ele veio ao mundo do para nós tirar do pecado. Todas as suas atitudes era baseado no plano que Deus tinha em sua vida. Ele nasceu com uma visão, entendendo sua missão. Ele não reclamou e se manteve firme.
A nossa missão é o processo que nos leva em direção a visão que Deus tem nos dado. A visão nos revela aonde chegaremos. Ter a visão, sem querer passar pela missão é viver de utopia. O senhor tem nos dado a visão??? Queremos passar pelo caminho, trajetória, e cumprir a missão???
Jesus nasceu para não dar certo, mas deu. O seu segredo foi ter a visão e passar pela missão. Os judeus ortodoxos ainda chamam Maria, mãe de Jesus, de prostituta.
Jesus em toda sua trajetória, marcou com milagres, mas em Nazaré não aconteceu nada. O povo de Nazaré não o aceitava.
Nascemos para dar certo, ainda que tudo concorra para dar errado. Temos que parar de justificar a nossa história e acreditar na história de sucesso que Deus para nós. Ele tem nos ungido, desde do ventre. A visão vem pela fé, e a missão vem pela consciência. Só alcançamos a visão passando pela missão.
Artigo: Pastora Lucinea Silva Lessa