sexta-feira, setembro 19, 2014

Reveja a Palavra ministrada no culto da família

Celebração Dominical
Culto da família na Igreja do Relógio 


Ministrando a Palavra: Pr. Ailton Pessanha
Entrando na arca para salvar a minha Família .
Base Bíblica:
Hebreus 11

7 Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos. Assim Noé condenou o mundo e recebeu de Deus a aprovação que vem por meio da fé.
Na época de Noé, havia prosperidade, não faltava nada. Noé veio de uma família onde havia intimidade com Deus, e foi passando de geração a geração. Apesar da prosperidade, cresceu ali uma imoralidade, o pecado abundou toda aquele lugar. As pessoas se tornaram incrédulas, distante de Deus. E Deus interveio, escolhendo um homem que fosse fiel, para cumprir os seus propósitos naquele lugar. Noé ouviu a voz de Deus, pela fé obedeceu o seu chamado. Noé salvou toda a sua família, ao construir a arca. O que somos capazes para salvar a nossa família??? Família é projeto de Deus, começou no jardim do Edém, com Adão e Eva. A benção a Abraão estende a nós, conforme diz a escritura. Deus procura quem tem comunhão com Ele, para atender o seu chamado. 

Noé tinha um bom relacionamento com sua família, e esse foi um requisito para o seu chamado. Como está o nosso relacionamento em família??? Noé viveu uma situação em família muito delicada, pois Deus havia falado com Ele, e não falou com sua família. Noé teve que passar a visão de Deus para todos ali em sua casa. E diz a Escritura que eles tornaram esse projeto de Deus para Noé, como um projeto familiar. Existem projetos que são para famílias, não sendo individual. 

A Bíblia nos conta que ao termino da arca, a população daquele lugar teve 7 dias para entrar, e ninguém quis. Após esse período a porta foi fechada por Deus, e passando mais 7 dias, a chuva começou a cair. Noé e família agora protegidos da chuva e da morte, deixando para fora todos os seus bens, pois era muito rico. Será que ele estava preocupado??? O que tem sido fonte de nossas preocupações??? Noé agora embarcava literalmente em um projeto que ele não sabia onde ia acabar. A Bíblia nos conta que durou por volta de um ano. 

Esse ano ali sob as águas, Deus fortaleceu aquela família, acredito que nunca mais foram os mesmos. A nossa arca no nosso tempo é JESUS. Só Ele pode nos levar a salvação, pois no mundo não há esperança. A cada dia que passa percebemos o que o mundo vai de mal a pior, sendo reconhecido até por ímpios. 

O próprio Noé passou alguns momentos sem saber o que fazer. Ele queria saber se as águas estavam baixando, ele solta uma pomba. A pomba volta, mostrando para ele, que todo espaço ainda estava inundando pelas águas. Novamente ele solta a pomba, em outro momento, e a pomba volta com um raminho de oliveira. Noé entende que as águas finalmente estavam baixando. A pomba significa o Espírito Santo em nossas vidas. Quando não sabemos o que fazer, temos o Espírito Santo que nos orienta e dá as coordenadas necessárias para seguir-mos em frente. 

Noé ao sair da arca oferece um culto ao Senhor. Essa atitude de Noé nos ensina que após passar pelo dilúvio da vida, devemos glorificar a Deus e levantar um altar, pois Ele esteve conosco, nos protegendo, sustentando e acima de tudo fazendo a sua vontade em nossa vida. As vezes Deus não nos livra do Diluvio, mas conduz toda essa situação. 

Não podemos deixar as coisas desse mundo ocupar o lugar de Deus em nossa vida. Essa escolha é nossa. Ao passarmos por um dilúvio, não podemos enfraquecer o elo familiar. Em alguns momentos deixamos que problemas sufoquem os nossos relacionamentos.
Como anda minha vida conjugal? Com os meus filhos? Com os meus pais? Com meus irmãos e irmãs? Com os avós e avôs? Tenho que reservar tempo para fortalecer relacionamentos em minha vida. O pedido de socorro em muitos momentos, é AGORA, URGENTE. se não desprendermos tempo agora, talvez amanhã será tarde demais.
Reflita...

Veja mais fotos:












Artigo: Pastora Lucinea Lessa