Dentre todas as coisas essenciais da vida, pouquíssimas são mais importantes do que saber criar e manter boas amizades.
O relacionamento com Deus e com aqueles que convivem conosco são matérias-primas para nossa autoestima e uma vida feliz. Como nossos filhos podem aprender isso?
Diversos estudos e o próprio bom senso nos dizem que isso depende em grande parte do modelo que você exibe como pai e mãe – as qualidades que seu filho observa no modo como você e seu cônjuge se tratam e reagem um ao outro.
Como você resolve seus conflitos e expressa suas alegrias? O seu filho o vê como seu melhor amigo?
Dar o exemplo, porém, não é a única maneira que se pode ensinar o que é amizade ao seu filho. Existem outras.
Quanto mais seu filho se sentir seguro em sua autonomia, mais forte será sua ligação com outras crianças. Durante os primeiros anos escolares, converse com ele sobre os amigos que ele tem. Fazer coisas em conjunto é uma boa maneira de construir bases essenciais: Convide amigos do seu filho para passeios em família.
De vez em quando talvez seja preciso ajudar seu filho a analisar e cortar amizades que tenham uma influência negativa. Ajude-o. Enumere as qualidades que você pai procura em um amigo.
A habilidade de seu filho de fazer e cultivar boas amizades dependerá em grande parte do seu exemplo e do que você transmitir da sua experiência de vida.
É uma grande responsabilidade, mas o bom fruto é a bênção de poder ter o filho como um amigo verdadeiro.
por Ulisses Spagiari