Certa vez fomos jantar na casa de amigos, quando chegamos fomos até o quarto de um dos filhos adolescentes do casal, onde estava a nossa amiga arrumando quarto do filho. No mesmo instante lhe perguntei: “O que está fazendo?
Imediatamente me disse: “Não está vendo? Estou arrumando o quarto do Filipe”. E ainda me perguntou… “Por que está me olhando desse jeito?” Respondi: “Nada não. Apenas estou com ‘pena’ da futura esposa dele”’.
Depois de certo momento ela olhou para mim e disse: “Nunca tinha pensado nisso por esse ângulo”. Educamos nossos filhos sem pensar o futuro. Normalmente procuramos resolver os problemas mais urgentes e imediatos. Um dos objetivos dos pais na criação dos filhos é pensar no futuro. Criamos nossos filhos para que sejam adultos responsáveis, senão a passagem bíblica que nos diz que temos que ensinar o menino no caminho em que deve andar para que não se desvie quando crescer, não seria verdade.
Talvez você seja o pai prestativo que não se importa em arrumar o quarto, ou talvez prefira não se envolver, não mexer no quarto de seu filho, ou talvez seja o tipo mais rígido que inflige castigo por pequenos deslizes, uma cama mal-arrumada, por exemplo. Sem dúvida, a criação dos filhos requer vários tipos de intervenção. Há hora para ajudar, para não se envolver e para ser rígido.
Mas a questão é: Você faz as coisas intencionalmente? Ou age sem pensar de acordo com sua própria personalidade, criação, pela necessidade do momento ou por receio de algo? Lembre-se: a criação dos filhos não se limita ao momento presente. Você está preparando seu filho para o futuro. O caráter de uma pessoa é o que determina o seu futuro. É por isso que dizemos que o futuro é agora. Todo pai ajuda a criar o futuro do seu filho. Os hábitos que as crianças aprenderem no início da vida irão se repetir mais tarde. E o caráter se forma no relacionamento.
Não podemos subestimar o seu papel na formação, no relacionamento: citando novamente Provérbios 22.6: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não desviará dele. Espero ter abençoado a você e seus filhos com mais uma dica.
Ulisses Spagiari