quarta-feira, março 13, 2013

Pecado acidental


Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado porque é nascido de Deus. (I João 3.9)
Gosto de explicar isto da seguinte maneira: costumava ser uma pecadora em tempo integral, e que de vez em quando acidentalmente cometia um deslize e fazia algo certo. Mas agora que já passei vários anos construindo um relacionamento profundo e pessoal com Deus e Sua Palavra, eu me concentro em ser uma filha de Deus obediente em tempo integral. Ainda cometo erros, mas nem de longe são tantos quantos cometia antes. Ainda não estou onde preciso estar, mas graças a Deus não estou onde costumava estar.
Há ocasiões em que acidentalmente cometo erros, mas não é o desejo do meu coração fazer o que é errado. Não peco deliberadamente, com conhecimento pleno. Não peco habitualmente. Então não permito que essas ocasiões me façam sentir insegura. Não faço tudo certinho, mas sei que minha atitude de coração é certa. Posso estar tendo um dia absolutamente maravilhoso, sentido-me muito perto do Senhor e muito espiritual. Então meu marido Dave chega em casa, e diz que não gosta da roupa que estou usando e, de repente, fico com raiva e na defensiva, e começo a dizer tudo que eu também não gosto dele. Não pretendia que isso acontecesse; na verdade, eu planejei ter uma atitude doce e submissa quando ele chegasse.
Contudo, como disse Paulo em Romanos 7, as coisas que quero fazer não faço, e as coisas que não quero fazer, essas eu faço. Planejamos o tipo de comportamento certo porque nosso coração está no lugar certo, mas como disse Paulo, nossos planos nem sempre funcionam. Por isso, graças a Deus por Sua misericórdia que se renova a cada dia (Veja Lamentações 3:22 e23)