sexta-feira, março 06, 2015

Proporcione a melhor idade aos idosos


Nos últimos dias o amor tem se esfriado e com ele o respeito pelos anciãos. Mas entre o povo de Deus a honra deve permanecer constantemente nas atitudes com os mais velhos
Recentemente, a mídia divulgou o aumento do número de denúncias de crimes contra idosos neste ano de 2012. Segundo o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) o aumento foi de 14,3%. De janeiro a julho de 2012, foram realizadas 645 queixas, contra 564 em 2011. A ingratidão e falta de paciência têm cooperado para esse aumento, mas principalmente a falta de amor. A igreja tem sido alertada sobre o fim dos tempos, e os sinais que antecedem a volta de Cristo. O esfriamento do amor é um desses: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” (Mateus 24.12)
Infelizmente existe uma máxima que tem ditado o comportamento da sociedade desconsiderando as diferenças de idade, raça e classe social que contam muito: “O mundo é dos espertos”. Com essa frase muitos literalmente têm pisado nas pessoas, agem com desonestidade e principalmente falta de respeito. E com os idosos não é diferente. Empresas que vendem produtos por telefone, contam com a inocência da maioria que é coagida depois da pressão do telemarketing para enviar seus boletos e “despejar” seus produtos – que na maioria não é interessante para eles. Venda de cartão de crédito, então, é um absurdo. Além da burocracia para receber aposentadoria e pensão. “A sociedade trata o idoso com restrições. Muitas famílias preferem pagar uma pessoa para tomar conta dos idosos do que eles mesmos cuidarem. O que todos precisam é apoiar e cuidar mais, principalmente a família que só pensa no idoso na hora que ele vai receber o dinheiro da aposentadoria”, comenta a senhora Lisete Soares, que cuida da irmã mais velha e muitos anos trabalhou como cuidadora de idosos.
Como reflexo do pré-conceito e do descuidado, muitos idosos acabam se tornando pessoas amarguradas, com autoestima baixa, desiludidas da vida e desagradáveis. Mas não precisava ser assim. Nessa etapa da vida, a terceira idade tem que proporcionar para os idosos os melhores anos de suas vidas. Afinal, foram décadas se dedicando ao lar, aos filhos, às conquistas materiais e muito conhecimento de vida para acabarem tristes e com o sentimento de rejeição. “A maior mágoa do idoso é a solidão, causada pelo abandono da família. É verdade que os idosos muitas vezes implicam com tudo, mas é porque eles estão em um contexto totalmente diferente dos filhos e netos. Por exemplo, a rotina é outra: acordam cedo, por isso, têm que almoçar cedo e ir dormir mais cedo. É importante que todos se adaptem tanto a família quanto o idoso, mas principalmente tem que haver um carinho e atenção especial dos mais novos”, explica Regina Estrella – responsável pelo ministério Melhor Idade da Lagoinha.
Idoso(a), viva a Melhor Idade da sua vida
Diante dos problemas da sociedade, e dessa realidade de desrespeito, você senhor ou senhora, tem a oportunidade de viver bem acima das frustrações e dores. A terceira idade chegou, mas ainda não chegou a hora de partir, por isso, aproveite a vida com Jesus – somente Ele pode proporcionar alegria, conquistas, sonhos e muito amor. Olhe para Ele e não para as falhas dos homens.
Também não deixe que as atitudes ruins lhe tornem pessoas amarguradas, exercite constantemente o perdão tendo a consciência de que você tem muito para ajudar, ensinando com amor aquilo que aprendeu ao longo da vida “Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2:2-5)
A senhora Maria do Rosário, carinhosamente “Nana”, faz uma observação importante: “Existem muitos idosos que tratam as pessoas com grosseria. Precisamos ser mais educados. Não é porque tenho 72 anos que vou exigir que uma pessoa levante do lugar para que eu sente. Isso não faz a situação na sociedade melhorar”. Ore pelas pessoas que não entendem o valor que há no respeito e honra aos mais velhos; responda sempre a atitude má com amor; às palavras desrespeitosas com palavras de honra e lembre-se o que o nosso Senhor disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” (João 15.10)
 Daqui alguns anos será você
Dados divulgados neste ano pelo IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que a proporção de idosos aumentou ao passo que a de jovens diminuiu. No Sudeste do Brasil, em 2010 já tinha 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais, enquanto a proporção de crianças menores de cinco anos era respectivamente de 6,4%. A expectativa de vida melhora à medida que avançamos em busca da qualidade de vida e políticas de ação social e valorização humana. Isso vai beneficiar você, que ainda está nos vinte, trinta, quarenta ou cinquenta anos e quer viver bem, com saúde e respeito.
Não há distinção. Se agora você tem vigor e empolgação para fazer as coisas rapidamente amanhã já não terá tanto assim. Por isso, o respeito, a paciência e o amor precisam fazer parte das suas atitudes com os mais velhos. Você será conhecido e valorizado por isso, até mesmo daqui uns anos. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” (Gálatas 6.7)
:: Stephanie Zanandrais