A grande dificuldade nos relacionamentos é que cada um se acha o dono da razão. Quando na família cada um acredita que está certo em tudo, os problemas surgem de forma mais intensa e faz com que os sentimentos se tornem cada vez mais egoístas.
Temos personalidades diferentes e com isso cada um defende suas idéias a sua maneira. Brigas, gritos, choro, ódio e rancor. Quem pode viver assim?
Só podemos ser felizes quando deixamos de achar que temos razão em tudo. Só que o orgulho se agiganta e torna-se um empecilho para que venhamos a reconhecer que não somos infalíveis.
Veja o que a Palavra de Deus nos diz com relação ao orgulho: “Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” (Pv11.2)
A palavra orgulho vem do latim: “superbia” (daí supérfluo).
Por isso o orgulho é um sentimento que mais provoca dor em nossas vidas, pois ele cega e tapa os ouvidos para as críticas.
Para combater essa mal que tem destruído relacionamentos no lar existe um remédio infalível, que se chama humildade, uma palavra que vem do Latim “humus” que significa “chão”, ou “filhos da terra”, ou “perto do chão”.
Esse sentimento e tão importante que Jesus nos diz assim em sua Palavra: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. ” (Mateus 5.5)
Quando somos humildes consideramos os outros superiores. E aí passamos a admitir nossos erros. Tornamos-nos corajosos para pronunciarmos palavras mágicas: Eu estava errado, Perdoa-me, Você tem razão...
Sei que não é fácil lidar com a humildade, mas temos que tentar, pois ela nos abre as portas para o céu. Caso você não consiga, peça a Deus, orando a ele: Senhor eu quero ser humilde, me ajude a reconhecer que também sou falho, transforma meu coração para que eu tenha coragem de pedir perdão e admitir meus erros. Eu peço a Ti com confiança e por isso já agradeço, Amém.
Em Cristo Jesus,
Dc. Robson Araújo
13/06/2011