terça-feira, abril 10, 2018

Como está sua relação com Deus?


"Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.” (Salmos 23.2-3)

Como é a sua relação com Deus? Ele é mais um peso em sua vida, como o governo, os afazeres diários, as obrigações de sua carreira? Talvez não tenhamos a coragem de colocar nesses termos, mas para muitos pode ser que esses sejam os termos que expressam a verdade sobre sua relação de fé. Pois, em relação a Deus, se sentem sempre em dívida, há sempre algo que não fizeram como deveriam. Diante de Deus não conseguem relaxar, descansar, desfrutar. E por isso mesmo qualquer busca por relaxamento e levezas inevitavelmente as fazem sentir que se afastaram de Deus. Pois em sua visão e compreensão de Deus, Ele não gosta de feriados, de ócio, de horas sem nada para fazer. Deus somente gosta de nos ver trabalhando e dando o melhor.

E dessa forma estamos sempre tentando dar algo a Deus, fazer algo para Deus, trabalhar para Deus. E ignoramos que, na verdade, não temos recursos para isso, pois não foi para isso que fomos criados! Deus nos criou para dar-se a nós. Ele é quem trabalha por nós! Mas isso não combina em nada com nossas ideias sobre Deus. Isaías, o profeta, já anunciava isso: "Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.” (Is 64.4) Quando lemos os evangelhos e vemos Jesus, uma lógica nova se revela e que nos coloca justamente diante desse Deus que nos ama, se dá e se dispõe a cuidar de nós! Ele é quem nos defende, e não nós a Ele! Davi já percebia e experimentava essa relação leve e restauradora com Deus, a quem chama de meu Pastor.

O seu Pastor lhe ofertava o melhor. A vida esgotava seu vigor, mas seu Pastor o restaurava. Nele, Davi encontrava direção e segurança, e encontrava o que lhe faltava. Deus o supria: “Nada me faltará!” Voltando a Jesus, parece que a lógica é: "Deus ama vocês e quer se dar e trabalhar por vocês! E vocês devem retribuir isso. Como? Dando-se e trabalhando uns pelos outros!” Não podemos trabalhar para Deus, fazer coisas para Deus, servir a Deus. Mas podemos trabalhar fazer coisas e servir ao nosso próximo. Deus é o nosso benfeitor, restaurador e orientador. Nele temos leveza, descanso e paz. Nosso próximo é nosso alvo. Em nome de Deus devemos servi-lo, sendo na vida dele, fonte do que Deus é na nossa. Recebemos de Deus e damos ao próximo. Como é a sua relação com Deus? A resposta está em como ela é com seu próximo!

ucs