sexta-feira, março 23, 2018

Jovens estão cada vez menos “religiosos”, indica pesquisa



Uma pesquisa realizada por duas das mais importantes universidades cristãs da Europa foi divulgada nesta quarta-feira (21), indicando que os jovens entre 16 e 29 anos já não se identificam com nenhuma religião. A maioria admite que não frequenta regularmente a igreja, nem tem o hábito de fazer orações.

O relatório “Os jovens adultos europeus e a religião”, foi produzido pelo Centro para a Religião e Sociedade, parceria da Universidade de St. Mary, do Reino Unido, com o Instituto Católico de Paris, da França.

Liderado pelo professor de teologia da Universidade de St. Mary Stephen Bullivant, o levantamento analisou dados recolhidos em 21 países do continente europeu e mais Israel, entre 2014 e 2016.

Uma das principais conclusões é o grande número de jovens que se declara “sem religião”. No topo da lista estão a República Checa, onde 91% dos jovens dizem não ter afiliação religiosa, seguido pela Estônia (80%) e a Suécia (75%).

Os países com maiores percentuais de jovens que se consideram religiosos são a Polônia (27%), a Lituânia (25%) e a Áustria (37%). Israel mostra viver uma realidade totalmente diferente, pois apenas 1% dos jovens não se identifica com uma religião.