segunda-feira, janeiro 15, 2018

Pode ser que a luz que nos habita seja na verdade trevas


"Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6.23)

Devemos ter cuidado. Pode ser que a luz que nos habita seja na verdade trevas. Disse Jesus que, se forem trevas, serão trevas terríveis. Há muito para tentarmos entender neste verso. Jesus coloca-nos diante da possibilidade de serem nossos olhos maus. E eles são maus dependendo do tipo de valor, de princípios que nos orientam a vida. Os olhos maus tornam todo o corpo cheio de trevas porque, com o corpo, manifestamos a maldade que há em nossos olhos. Olhamos para a vida da forma errada e agimos da forma errada. Não enxergamos as próprias maldades e continuamos a pratica-las. Quando nossos olhos são maus, não há muita esperança de que nosso corpo revele luz. E, por sua vez, nossos olhos dependem de nossa mente.

Fisicamente, as imagens que vemos são formadas pelo cérebro. No final das contas, é ele quem verdadeiramente enxerga. Os olhos são um canal de transmissão que alimenta o cérebro. Existencialmente o fluxo é ao contrário, nossos olhos veem de acordo com o modo que pensamos, compreendemos e explicamos a vida. De acordo com os valores e princípios que aceitamos como verdades para nossa vida é que veremos a vida, as pessoas e o próprio Deus. Por isso a vida cristã envolve renovar a mente para que possamos experimentar e comprovar como é boa, perfeita e agradável a vontade de Deus (Rm 12.2). Somente com a mente renovada é que entenderemos corretamente a vida, agiremos adequadamente com as pessoas, nos relacionaremos adequadamente com Deus.

Guiados por nossa mente contaminada por princípios e valores falsos, adoecidos, veremos as coisas, as pessoas e Deus de forma distorcida. Seguindo essa visão errada, agiremos errado, mas pensaremos que está tudo bem, afinal, é como estamos vendo as coisas. E correremos o risco de continuar neste caminho! Por isso Jesus disse: “se seus olhos forem maus, todo seu corpo será cheio de trevas”. E acrescentou: “se a luz que está dentro de você forem trevas, que tremendas trevas são”. Não pense que isso nada tem a ver com você. Não acredite demais em seus próprios olhos. Peça ajuda a Deus para ver corretamente, para pensar corretamente. Deixe que Deus promova mudanças em seu modo de pensar, segundo Sua vontade. Ou você que já entendeu tudo que precisa para viver e agradar a Deus? Que Deus abençoe você com uma visão mais clara, verdadeira e saudável.

ucs