sexta-feira, novembro 10, 2017

Não Desperdice o Seu Sofrimento

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações." (2 Coríntios 1:3-4)


Adversidades pessoais e sofrimento nos dão uma nova visão de compaixão por aqueles que também sofrem. Alguém que já sofreu pode ministrar com grande compaixão a outra pessoa que  passa pelo mesmo tipo de adversidade.

Acredito que a pessoa mais efetiva que pode apoiar alguém diagnosticado com câncer é um sobrevivente da doença, porque pode dizer: "Sei o que você está passando. Sei como é ouvir a notícia do diagnóstico. Deixe-me dizer o que eu fiz para passar por isso".

Alguém com deficiência pode falar com eficácia a outro deficiente melhor do que qualquer outra pessoa não deficiente. Ela pode dizer: "Sim, eu também sofro. Eu também tenho que lidar com isso. Mas deixe-me compartilhar com você a forma como Deus me ajudou."

Uma pessoa que perdeu um ente querido pode, da mesma forma, falar mais eficientemente para alguém que também tenha perdido alguém. Eles sabem como é isso.

O apóstolo Paulo escreveu que Deus "nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação" (2 Coríntios 1:4-5).

Não desperdice o seu sofrimento. Se você passou por dificuldades, se esteve em adversidade ou está passando por sofrimento, Deus pode usar você para ajudar outra pessoa. Deus pode abrir o seu coração e lhe dar oportunidades para ministrar a pessoas de formas que você nunca conseguiu antes.

Essa é uma das coisas que o sofrimento pode acrescentar à vida de uma pessoa. E nada acontece por acaso a um filho de Deus.

Devocional Diário