“No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam”! É o Cordeiro de Deus! “Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus.” (João 1:35-37)
No decorrer da história, muitas pessoas foram influentes, muitos tiveram grandes nomes, muitos foram mestres, muitos fizeram discípulos. Vimos que João também tinha discípulos. De certa forma então, ele foi um mestre. No texto de hoje percebemos que mais uma vez ele estava com aqueles que discipulava. De repente, ele vê Jesus passando. Por ver Jesus, ele orienta que os discípulos também O vejam. Que lindo isso. Um mestre que consegue ver Jesus. Aquilo que conseguimos ver é o que conseguimos compartilhar com pessoas. Por isso é muito importante investirmos em melhorar nossa visão sobre Deus na nossa caminhada, pois é isso que nos trará condições de contribuir de forma relevante na vida do outro.
Além de ter visto Jesus, João afirmou algo sobre a identidade de Cristo: “É o Cordeiro de Deus”. Havia um tipo de oferta a Deus no Antigo Testamento em que um animal era sacrificado para expiar, isto é, retirar/perdoar o pecado de uma pessoa ou de um povo. Todo ano isso acontecia. Era comum então pra aquela cultura esse tipo de ritual. Por isso a figura Cordeiro de Deus é relacionada a Cristo, pois Ele foi sacrificado sendo perfeito e eterno para que tal sacrifício também ganhasse peso de eternidade e não precisasse mais ser feito pelo povo, pois o próprio Deus resolveu fazê-lo. João inseriu isso em seu discipulado e ensinou isso. Ele contribuiu com o conhecimento de Deus na vida dos que ele cuidou.
Esse ensino de João conduziu os discípulos dele a se tornarem seguidores de Jesus. Isso é um sucesso no discipular. Uma vez que conseguimos caminhar com pessoas, ajuda-las a conhecerem mais sobre o caráter de Cristo, sobre seu perdão e graça eternos e posteriormente elas consigam seguir a Jesus, isso mostra que o discipulado deu certo, porque tem que ser pra Ele o fruto do nosso trabalho. Hoje você tem a oportunidade de influenciar a vida de alguém positivamente com tantas verdades de Deus que existem dentro de você. Então, por que não fazê-lo? Que tal estar com alguém e apontar pra Cristo a fim de que essa pessoa compreenda quem Ele é? Tenho certeza de que isso vai enriquecer tanto você quanto quem for abençoado com esse presente do Cordeiro de Deus.
Pr. Rodolfo Rodrigues