terça-feira, agosto 15, 2017

A fé precisa nos mudar por dentro


“Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: ‘Abraão! Abraão!’ ‘Eis-me aqui’, respondeu ele. ‘Não toque no rapaz’, disse o Anjo. ‘Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.’ (Gênesis 22.11-12)

Abraão viveu séculos antes de Cristo. Ele é um personagem dos primórdios da história da salvação. As Escrituras o identificam como o pai da fé. Ou seja, aquele que é o antecessor dos que creem cujas atitudes devem servir como exemplos e inspiração para os que creem. Ele creu e sua fé mudou sua vida e a de muita gente. Ele creu e pela fé tomou decisões e decisões difíceis. E a de sacrificar Isaque, certamente a mais difícil delas. Porém, por caminhar com Deus e estar ligado n'Ele, aquilo que era demasiadamente difícil foi possível. Só em Deus conseguimos viver de uma maneira que vamos pra além do que é fácil e agradável pra nós mesmos.

Do texto de hoje quero chamar sua atenção para o “agora sei que você teme a Deus”. O Anjo do Senhor falou isso com Abraão. Nossa fé e temor a Deus só serão verdadeiros se ocuparem lugar na história com atitudes, escolhas e decisões. A fé sem obras é morta, isto é, sem obras ela não existe de fato. A fé precisa nos mudar por dentro, porque dessa maneira exteriorizaremos tal fé através de ações que a representem. Aí sim nosso temor a Deus se torna visível, palpável e acessível.

Crer, na experiência cristã, muitas vezes envolverá ceder. Jesus nos advertiu: “quem quiser andar comigo vai precisar negar a si mesmo” (Lc 9.23). Nossas vontades conflitam com as de Deus. Entre nós e Ele há naturalmente uma incompatibilidade. Pensamos diferente dele. Nossa fé não fará dele o que gostaríamos que Ele fosse – ainda bem! E, ao contrário, nossa fé deve nos fazer o que Ele gostaria que fôssemos. A cruz tem um papel fundamental nesse processo. Foi lá que Jesus morreu, e precisamos reconhecer esse sacrifício constantemente. Mas também é o lugar onde nosso "eu" precisa morrer. Só alguém que carrega sua própria cruz consegue experimentar a vida de Deus em si, pois é na cruz que Ele nos vence e vive através de nós.

Pr. Rodolfo Rodrigues