“De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.” (1 Coríntios 12.18)
A virtude e saúde de uma igreja, de uma comunidade cristã, dependem do quanto seus membros, e em especial seus líderes, buscam e se deixam influenciar por Deus. Pois somente sob influência de Deus cada um estará onde deve estar e fará o que deve fazer, cooperando assim para que sejamos, verdadeiramente, corpo de Cristo na história. Mas de que forma podemos viver assim, influenciados por Deus? E é preciso que tenhamos consciência de que palavras apenas não mudam realidades. Às vezes dizemos: “que seja feita a vontade de Deus”, mas o que fazemos é viver segundo a nossa própria vontade. Nossos lábios dizem (ou cantam) uma coisa, mas nossa vida anuncia outra!
Experimentar a realização de Deus não é um evento, mas um projeto de vida. Pois essa é uma escolha inspirada pelo amor: o amor de Deus por nós e nossa decisão de amá-lo também. Por isso não é razoável um relacionamento intenso com Deus no domingo e nosso esquecimento dele durante a semana! A experiência com a vontade de Deus nos transforma, muda nossos parâmetros. Vamos sendo ajudados a ver o que Deus vê, valorizar o que Deus valoriza, reagir como Deus reage. Isso é grande demais!! Só acontece conosco por que Deus nos ama e nos envolve com Sua graça! E é isso a nossa redenção, nossa libertação. Aí deixamos de ser vítimas de nossa natureza contrária a Deus e do abuso dos que, em nome de Deus, querem fazer servos de suas vontades.
Às vezes leva bastante tempo para que Deus possa nos fazer chegar onde Ele deseja. Mas Ele fará esse trabalho sempre de forma amorosa. Ele pacientemente caminha conosco. Mas não devemos abusar da paciência divina e devemos nos dedicar seriamente a ouvir e reconhecer Sua voz dirigida a nós. E em tudo isso a vida em comunidade, a vida como igreja, tem um papel muito importante. Precisamos ser colocados nela segundo a vontade de Deus. É de lá que veremos o que nos transformará, experimentaremos o que nos fará amadurecer e poderemos nos converter, ser levados ao amadurecimento de que tanto precisamos. Tudo segundo a vontade de Deus e não segundo nossa ambição. Que Deus nos ajude a ter uma experiência assim na comunhão uns com os outros!
ucs