sábado, agosto 13, 2016

Congresso CIBE do Campo - Ministrando a Palavra: Pastora Louise

Gênesis 11
1E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. 2E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal. 4E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; 6e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e, agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. 7Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8Assim, o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. 9Por isso, se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.

A nossa forma de falar revela o que estamos passando. Como temos nos expressado??? Temos pronunciado palavras pessimistas ou de otimismo??? O que está passando no nosso coração??? Temos cuidado dele???
Muitas vezes, nós mulheres, manipulamos as pessoas à nossa volta, aproveitamos da nossa habilidade de expressar. Nos tornamos egoísta, fazendo com que a nossa vontade predomine. 
Há diferenças entre a conversa da mulher e do homem. Homens conversam sobre carros. E mulheres... ??? Será que temos expressado um coração doente? 
Para termos UNIDADE precisamos ter a mesma LINGUAGEM. Ocorre muitas vezes que em nossos lares usamos linguagem diferentes. É preciso termos a mesma fala em todas as áreas de nossa vida ( marido/esposa, pai/mãe, filhos/país, pastor/ ovelhas...) para que haja UNIDADE. 
Em atos 2, havia uma mesma linguagem...cada um ouvia na sua própria língua materna sendo falada por alguém. Que impressionante!!! foi o próprio Deus quem fez.
Na narrativa acima percebemos que o povo queria a mesma coisa, tinham o mesmo objetivo. 
Em Amos, nos diz, andarão dois juntos se não tiverem em acordo?
Andar em acordo, não é abrir mão da minha vontade. Acordo é harmonia, forma uma bela sinfonia. E a mistura de duas vontades, resultando uma terceira vontade. Deus nos fez indivíduos diferentes, com vontades diferentes, porém totalmente possível ao seus olhos de viver em UNIDADE, em acordo. Precisamos ter o mesmo foco, o mesmo alvo, o mesmo objetivo.
O povo em nossa narrativa, tinham o mesmo foco, objetivo, porém esses não eram nobres. Em Mateus nos diz, que o que pedirmos os ao nosso Pai, concordando com o outro, o Senhor nos atenderá. Porém o pedido deve ser glorificar a Deus. O povo na torre de Babel não tinham objetivos de glorificar a Deus. Na construção do templo, Neemias enfrenta dificuldades, porém Deus intervém o ajudando, pois essa reconstrução era a vontade de Deus. 
Gênesis 5, o próprio Deus nos diz eis que o povo agora é um... Que poder tem a UNIDADE. 
Não há barreiras para aquele está em UNIDADE. Deus só opera na UNIDADE. As vezes não entendemos o porque não acontece determinadas coisas. A explicação está na ausência de UNIDADE. Até no casamento a Bíblia nos diz que um edifica o outro, até no caso de um não ser cristão. A paz é o primeiro resultado prático da UNIDADE. 
Porque o povo não conseguiu um resultado positivo, apesar de estarem em UNIDADE?
A UNIDADE é destruída através da confusão. Deus não aprovava o objetivo do povo, e trouxe a confusão na linguagem. As confusões acontecem por causa de pequenas bobagens, nos impedindo que tenha paz. Existem situações que pessoas estão próximas, vivendo numa mesma casa, mas não há UNIDADE.
Precisamos entender que UNIDADE tem haver com o mundo espiritual. 
O povo decide fazer uma cidade, uma torre, retratando um mundo físico, humano. 
Há diferenças entre homens e mulheres, e percebemos que as mulheres gostam mais de discursão. Precisamos estar alertas, porque a nossa luta é no mundo espiritual. Fazer um raio X das situações do nosso cotidiano se faz necessário. Muitas vezes Deus usa pessoas ao nosso redor para nós falar quando opressões nos atingem, ou através de espelho da Palavra de Deus. Passamos a entender as estratégias diabólicas, e o inimigo de nossas almas traz novas estratégias. Precisamos continuar alertas. Há um mundo espiritual que precisamos guerrear em nome de Jesus. Cuidado com brechas que nós mesmos abrimos para que o inimigo penetre. 
Na Palavra nos diz, não separe o que Deus juntou. Deus sabe que se for depender somente do casal, eles vão se separar. Atitudes orgulhosas tiram a paz em nossa casa. Precisamos entender que nada nós diminui ao ceder. O próprio Jesus nos ensina com sua vida. Ele foi exemplo de submissão, servo. A intolerância traz muitas discórdias em nossa casa. A paciência deve permear os nossos relacionamentos. Muitas vezes nós mesmas somos responsáveis por muitos dessabores que nos acontecem. Tenha atitude de promover paz, harmonia. Que o Espírito Santo nos mostre as atitudes que devemos ter para vivermos melhor, tendo paz em nossa casa.


Artigo: Pastora Lucinea Silva Lessa .
10 de julho de 2016