segunda-feira, junho 08, 2015

Culto na Igreja do Relógio - Pregação: Pb. Dayvison Aquino

Celebração Dominical na Igreja do Relógio



Ministrando a Palavra: Dayvison Aquino

Atos
1
1Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar
2até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. 3A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. 4E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. 5Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
6Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
7Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; 8mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Esse texto é muito interessante, e no versículo 8 encontramos as últimas palavras por Jesus aos seus discípulos. No evangelho de Lucas encontramos uma íntima ligação com o livro de Atos. Lucas prepara um tratado direcionado a Teófilo, a pedido dele, um recém convertido ao evangelho. Lucas é criterioso, detalhista em seus escritos, fazendo uma profunda pesquisa. Abdicou em algumas vezes, de sua profissão como medico, para está a serviço da obra. Viajou com o apóstolo Paulo, e em momentos de grande fragilidade em sua saúde, Paulo pode contar com a assistência de Lucas como medico.
No capítulo 2 de Atos, vemos o derramar do Espírito Santo. Essa promessa também é descrita em Lucas, orientando-os a ficar em Jerusalém, na expectativa do cumprimento da Promessa. Durante a festa de Pentecostes, uma festa de grande importância para o povo judeu, festa de agradecimento pela bênção da colheita. Que momento grandioso! A Bíblia nos fala de um vento impetuoso, línguas como de fogo, sendo ouvidas pelos de fora em seu próprio 
idiomas. Pedro impetuosamente levanta, como o primeiro pregador pentecostal de toda história, e proclama a palavra, levando quase 3 mil almas a Cristo. O ambiente era muito bom, a harmonia pairava, e a igreja crescia, crescia. Em outro discurso, Pedro fala e agora usa-se 5 mil almas aceita Jesus. 

O movimento pentecostal passa incomodar aos que estavam ao redor, e as perseguições surgiram. Tais dificuldades não foram obstáculos para a igreja que surgia destemida para cumprimento da Palavra. O Espírito Santo derramado em sua plenitude, trazendo como consequência milagres em todo lugar. Quanto maior a perseguição, maior era a divulgação do evangelho. A história nos conta que foi proposto um concílio, onde Gamaliel, se levanta e diz: se não fosse de Deus todo aquele movimento que surgia, iria desaparecer. É como sabemos, a história diz como foi a explosão da igreja até os nossos dias. E nos nossos dias ainda podemos contar com o Espírito Santo, disposto a nos ajudar, até o grande dia, que Jesus vira nos buscar, como igreja domSenhor. Nessa história grandiosa, encontramos grandes homens que fizeram parte da história... Estevão um dos martes da igreja, morreu vendo os céus abertos... Que momento gloriosos... É nesse momento, Deus levanta Paulo, um dos maiores evangelistas de todos os tempos, que deu origem a quase todo novo testamento. 

Nós como igreja do Senhor, ainda passaremos por muitas lutas, lutas em nossas famílias, onde o inimigo tem tentado nos destruir. Alcançaremos vitória nesses dias finais ao orarmos uns pelos outros, em união na presença do Senhor. A igreja existe para sermos benção na vida um dos outros. Podemos escolher ser canal de benção na vida um dos outros. E a vitória com certeza virá, até no céu. Salvar a própria vida não é somente o propósito que devemos ter, mas pensar no outro, como a igreja primitiva fez. A união era notável, sendo o segredo da igreja primitiva. Precisamos voltar ao primeiro amor, como igreja do Senhor... Pense na igreja de Esmirna de apocalipse... Que mensagem! O que Deus tem preparado para nós, igreja do Senhor, nenhum olho viu... Ainda temos o nosso nome escrito no livro da vida, como coluna do templo, como diz em apocalipse... Quem tem ouvido para ouvir, ouça o que o Espírito diz nas igrejas... 

Que nessa semana possamos assumir um compromisso de está orando pela família do nosso irmão. Quem te venha a cabeça... Assuma o compromisso e ore pela família de 
seu irmão, fazendo como a igreja primitiva. E com certeza veremos o milagre. Fiquem na paz!

Artigo: Pastora Lucenea Silva Lessa