sexta-feira, junho 19, 2015

Arqueólogos encontram jarro com inscrição da época do rei Davi

Autoridade de Antiguidades de Israel anunciaram a descoberta de pedaços de uma vasilha de 3.000 anos, com a inscrição da época do bíblico rei Davi. A peça foi encontrada por arqueólogos israelenses, que após descobrirem o jarro fizeram a recuperação do material. O achado partiu de uma escavação realizada no Vale do Elah (região central de Israel).
Alguns fragmentos do jarro foram encontrados em 2012. Após a união das peças, os pesquisadores Yosef Garfink, do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém e Saar Ganor, da Autoridade de Antiguidades de Israel encontraram em letras antigas o nome “Eshbaal Ben Beda”.
Segundo declarações de Garfink à revista Veja, é a primeira vez que aparece o nome “Eshbaal” em uma inscrição antiga no país. O pesquisador acrescentou que Eshbaal Ben Shaul governou Israel na mesma época que Davi, e o nome é citado na Bíblia somente no período do rei Davi.
Conforme os pesquisadores o achado dessas inscrições é algo recente, o que muda o entendimento da escritura no reino. Além do jarro, também foram encontrados duas portas, um palácio e armazéns, quartos e salas de culto.
Fonte: Revista Veja online