sábado, maio 02, 2015

A Família de Ló

“...Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor”
Gn 13.12,13


Ló era um homem justo. Enquanto esteve sob a sombra de seu tio Abraão, caminhou vitoriosamente. Porém, depois que se descolou do tio, tomou decisões erradas e pagou um alto preço por isso. Ló levou sua família para as campinas do Jordão e foi armando suas tendas para as bandas de Sodoma e Gomorra, as cidades do pecado. Foi seduzido pelo brilho da prosperidade. Aproximou-se a tal ponto dessas cidades corrompidas que não conseguiu romper com a cultura delas.

Por ser um homem justo, afligia sua alma com tudo o que via e ouvia nesse lugar encharcado de devassidão. Suas filhas casaram-se com homens ímpios e se enraizaram nessas cidades. Sua mulher fincou pé nesse lugar e apegou-se a essa cultura decadente. O pecado de Sodoma e Gomorra foi tão grande que Deus resolveu varrê-las do mapa. Mandou anjos à casa de Ló com ordens expressas: abandone a cidade com sua família e não olhe para trás!

Sua mulher, porém, desobedeceu a essa ordem e tornou-se uma estátua de sal. Ló fugiu com suas filhas, mas acabou se tornando o avô de seus filhos e o pai de seus netos. Sua descendência, os amonitas e os moabitas, se tornaram nações idólatras e inimigas do povo de Deus. Ló pagou um alto preço por levar sua família para a cidade do pecado. Você tem protegido sua família?



Referência para leitura: Gênesis 13.1-13