segunda-feira, janeiro 23, 2012

Abra espaço para receber mais de Deus


Todos nós, sem exceção, queremos sair do pouco e avançar para a abundância. E todos sabemos que há uma promessa a esse respeito – “Sobre o muito te colocarei”. Tenho aprendido com Deus que essa palavra não significa que me tornarei milionário, mas que Deus sempre vai me dar mais que o bastante. E é isso que o Senhor quer fazer em sua vida: tirar você da terra do mais que bastante.
Disse-lhe o Senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”
A passagem de Mateus 25.21 é a chave que abre a porta do mais que abundante ou que mantém você no suficiente. Por qual das duas você deseja entrar?
A primeira coisa sobre a chave que o tira do pouco, do suficiente, e o leva para o mais que abundante chama-se felicidade! Essa felicidade não é das mais simples, como também não é das mais normais. Muitas vezes nos assemelhamos àquele mancebo rico que era fiel em todos os mandamentos, mas era escravo do dinheiro. Às vezes somos fiéis em muitas coisas, mas tropeçamos no aspecto financeiro. O servo não era apenas bom, ele também era fiel.
A segunda coisa que aprendo com esse texto é sobre a fidelidade em meio à escassez. Ou você é fiel no pouco para obter a promessa do mais que bastante, ou ficará a vida toda no pouco. Ser fiel é dar o seu melhor.
A igreja do Senhor Jesus precisa de restauração nessa questão de dinheiro. Ela caminha bem no que tange à Palavra, ao crescimento, ao louvor e à adoração, mas no que diz respeito a dízimos e ofertas, precisa de reparos urgentes. Jesus mudou a nossa vida, mas parece que a nossa carteira e o nosso bolso continuam na mão do diabo. Ser fiel no muito não é algo tão difícil. Seja fiel no pouco e entenda que Deus terá prazer em promovê-lo do pouco para o muito, do suficiente para o mais que abundante, do limitado para o sucesso sem fronteiras. Esse tipo de promoção só se alcança quando você é fiel no pouco.
A terceira coisa que quero lhes mostrar é que Ele assume a responsabilidade. A Palavra afirma: “Sobre o muito te colocarei”. Não será a igreja nem o homem que vai providenciar esta colocação. Essa promoção vem de Deus.
Depois lemos: “Entra no gozo do teu senhor”. Seria o mesmo que dizer: “Entre no prazer do seu senhor, tome posse da alegria do seu senhor, apodere-se do mais que abundante que o Senhor tem preparado.” Deus se entristece quando vê na escassez, mas se alegra quando vê na abundância. Sabe por que Deus se entristece? Porque na escassez você contraria a palavra dEle. É como se você desse aos demônios a oportunidade de falar que o povo de Deus não tem prosperidade.
Agora dê uma olhada no versículo 24: “Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo…”. Muita gente na igreja tem uma visão distorcida de Deus.
Quando metem a mão no bolso e tiram a melhor nota, acham que Deus os está assaltando. Aquele servo disse: “sabendo que és…” Como esse cidadão tem a coragem de dizer que conhecia alguma coisa de seu senhor? Se era tão sabido assim, deveria ter feito o que os outros dois fizeram. Na verdade, ele não o conhecia de fato; ele tinha era uma visão distorcida. Você crê no que está escrito em Lamentações de Jeremias – “As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã”?
“… sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajunta onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento.” (VS. 24,25). – Ele diz que Deus é injusto e se confessa atemorizado. Muitos de nós não dizimamos e ofertamos das nossas primícias, do nosso melhor, porque temos medo que nos falte. Não conseguimos confiar na provisão de Deus. Mas somente quando você devolve para o Senhor o que já lhe pertence, abre espaço para receber mais.
 Pr. Marcus Gregório