sexta-feira, março 02, 2018

Em Cristo os pobres encontram comida e se satisfazem.



"Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa!” (Salmos 22.26)

O que Cristo fez por nós mudou a história. Se ainda não mudou a sua história pessoal, é porque ainda não se comprometeu pela fé com o que Ele fez. O que Cristo fez por nós foi completo, nada faltou. Ele declarou ainda da cruz: “Está Consumado” (Jo 19.30). Isso significa que nada ficou por fazer para que eu e você possamos ter comunhão com Deus, receber perdão, consolo e direção para a vida. Jesus disse certa vez aos discípulos: “Tenho uma comida para comer que vocês não conhecem” (Jo 4.32). E lhes esclareceu que a comida a que se referia era a vontade de Deus. Temos uma fome por vida que somente saciaremos no encontro com a vontade de Deus. Se escolhermos e aprendermos a viver segundo a vontade de Deus (Jo 4.34). Em Cristo os pobres encontram comida e se satisfazem.

Jesus ensinou aos discípulos que, onde estivessem dois ou três reunidos em Seu nome, ali Ele estaria, no meio deles (Mt 18.20). Por isso buscar a Deus ganhou um novo sentido em Cristo. O encontro com Deus agora não estava mais restrito ao grande templo de Jerusalém (na verdade jamais esteve!). Eles que haviam aprendido a ter no templo o centro de sua espiritualidade agora estavam aprendendo a redirecionarem-na para a fé no Nome do Cristo. “Aqueles que o buscam o louvarão”. E louvarão porque verdadeiramente o encontrarão. Deus tornou-se acessível em Cristo. O véu do templo se rasgou (Mc 15.38), significando que agora já não havia mais separação entre lugar dos homens e o lugar de Deus (o Santo e o Santo dos Santos).

A vida, mais que longa, ganhou a promessa de ser eterna. Jesus declarou que aquele que nele crê, ainda que morra, viverá. Disse que aquele que nele crê jamais morrerá eternamente (Jo 11.25-26). Tudo isso tornou-se realidade acessível a nós por meio do sacrifício de Cristo na cruz. Nele temos redenção, o perdão que nos reconcilia definitivamente com o Pai (Cl 1.13-14). Não estamos sob ameaça. Não podemos perder o que recebemos pela fé em Cristo, pois não o recebemos porque conseguimos merecer, mas porque fomos amados e cremos nisso. E agora devemos seguir crendo no amor de Deus e no sacrifício de Cristo. Agora temos uma nova vida para viver. A palavra está conosco. Crer, depender, submeter-se, obedecer, confessar, perseverar, amar são verbos que não podem faltar em nossa vida!

ucs