terça-feira, julho 25, 2017

O que realmente importa?


“Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito algum, mas sim a fé que atua pelo amor.” (Gálatas 5.6)

O que realmente importa e faz diferença na fé e experiência cristã? A resposta a esta pergunta dependerá de nossa maturidade espiritual. Precisamos da ajuda do Espírito Santo para que sejamos guiados ao que realmente importa. Por outro lado, creio que satanás dedica-se a nos fazer perder tempo, prendendo-nos com coisas secundárias, enquanto acreditamos que são fundamentais. Perdemos tempo e energia. Permanecemos na imaturidade. Há menos alegria e adoração em nossa vida. Paulo trabalhou para que não fosse assim com os irmãos da Galácia. Seu ensino chegou a nós por providência de Deus e faremos bem se o aprendermos, ajudados pelo Espírito Santo.

A fé judaica tornou-se, ao longo dos anos, um conjunto de ritos. Pergunto-me o que a nossa tem se tornado. Para eles, agradar a Deus passou a ser frequentar o templo e praticar os ritos. Eles resistiram à repreensão de Deus por meio dos profetas. “Parem de realizar ritos, organizar festas, apresentar sacrifícios! Deus está querendo saber onde está a bondade, a justiça e a misericórdia em suas vidas!” (Is 1.11-17). Muitas vezes é isso que acontece conosco em nossa religião. Apaixonamo-nos pelo culto, por nossas atividades e pela maneira como as realizamos. Por outro lado, fracassamos no amor, na bondade e na misericórdia. Mas achamos que estamos agradando a Deus. Porém, a fé requerida e ensinada por Jesus será sempre uma expressão de nosso amor por Deus e pelo próximo. Se não for, será apenas nossa religiosidade em ação.

Paulo sabia muito bem onde o ensino dos judaizantes levaria os cristãos da Galácia. Com o tempo acabariam como ele mesmo havia sido no passado: perderiam de vista a sacralidade da vida, a centralidade dos relacionamentos, e mais odiariam que amariam. Rejeitariam que acolheriam. Julgariam que mostrariam misericórdia. Por causa de formas, ritos e lugares, poderiam chegar a ferir e desprezar pessoas como ele próprio já fizera antes. Mas a fé cristã é de outra natureza. Ela nos chama ao amor, bondade e misericórdia. Mas às vezes somos muito bons na doutrina, mas muito ruins no amor. Às vezes passamos anos servindo às instituições e quase nada servindo e cuidando de pessoas. Estaremos nas fotos dos eventos, mas ausentes das vidas de quem deveríamos ter amado. Que Deus nos livre disso!

ucs